Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário.

Título
Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário.
Autor
Zulind Luzmarina Freitas
Orientação
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Neste trabalho, dirigimo-nos para a formação do acadˆêmico que atua nas licenciaturas em Ciˆências e Matemática, procurando compreendˆe-la a partir de uma situação em que pesquisadores em Biologia, Física, Química, Matemática e Educação Científica participam de um projeto de formação continuada de professores de uma escola pública, no qual coordenavam grupos de trabalho e assumiam a orientação de pesquisas realizadas pelos professores da escola. Nosso olhar volta-se para a dupla interação, uma, entre acadˆêmicos que pesquisam nessas diferentes áreas da Ciˆência, e outra entre eles e os professores da Escola. Defendemos a tese de que situações caracterizadas pelo trabalho conjunto entre professores da universidade e professores da escola s˜ão potencialmente ricas para que os primeiros produzam conhecimento sobre objetos relacionados à docˆência. Consideramos que tais objetos est˜ão, na maioria dos casos, muito distantes do universo do acadˆêmico que atua nas licenciaturas e que somente podem ser constituídos dentro de uma rede de relações que é justamente produto da interação entre o universo acadˆêmico e escola. Obras de Paulo Freire e Pierre Bourdieu ajudaram-nos a abordar a formação no sentido da “transformação”, quando levamos em conta que os sujeitos/agentes estão inseridos em estruturas estruturantes que perpassam valores, os quais s˜ão assumidos através de suas representações. Enquanto acadˆêmica participante do projeto, constituímos o cenário de nossa pesquisa em ambiente natural, elegendo como dados transcrições de registros, em áudio, de reuni˜ões que ocorreram durante o sexto ano de realização do projeto. Através da análise de conteúdo, pudemos reconhecer que os propósitos da “pesquisa do professor” n˜ao s˜ão veiculados apenas pelas boas intenções dos que se prop˜oem a orientá-las, mas também pelas estruturas a que eles est˜ão sujeitos. Nossos resultados caminham de maneira a privilegiar diferenças no espaço social, entre pesquisadores em educação científica comparados e pesquisadores em áreas específicas e professores da escola, enquanto possibilidades efetivas de transposição das barreiras que separam esses atores, desde que espaços inter-campos, n˜ao considerados como naturais, tais como aquele representado pelo projeto em quest˜ão, possam ser constituídos, de maneira a possibilitar o diálogo em um contexto de pesquisa no ambiente escolar, privilegiando os saberes dos professores e dos acadˆêmicos e o domínio crescente de teorias científico-educacionais.
Palavras Chave
universidade-escola, espaço formativo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores