Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário.
Título
Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário.
Um Projeto de Interação Universidade-Escola como Espaço Formativo para a Docência do Professor Universitário.
Autor
Zulind Luzmarina Freitas
Zulind Luzmarina Freitas
Orientação
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Neste trabalho, dirigimo-nos para a formação do acadˆêmico que atua nas licenciaturas em Ciˆências e Matemática, procurando compreendˆe-la a partir de uma situação em que pesquisadores em Biologia, Física, Química, Matemática e Educação Científica participam de um projeto de formação continuada de professores de uma escola pública, no qual coordenavam grupos de trabalho e assumiam a orientação de pesquisas realizadas pelos professores da escola. Nosso olhar volta-se para a dupla interação, uma, entre acadˆêmicos que pesquisam nessas diferentes áreas da Ciˆência, e outra entre eles e os professores da Escola. Defendemos a tese de que situações caracterizadas pelo trabalho conjunto entre professores da universidade e professores da escola s˜ão potencialmente ricas para que os primeiros produzam conhecimento sobre objetos relacionados à docˆência. Consideramos que tais objetos est˜ão, na maioria dos casos, muito distantes do universo do acadˆêmico que atua nas licenciaturas e que somente podem ser constituídos dentro de uma rede de relações que é justamente produto da interação entre o universo acadˆêmico e escola. Obras de Paulo Freire e Pierre Bourdieu ajudaram-nos a abordar a formação no sentido da “transformação”, quando levamos em conta que os sujeitos/agentes estão inseridos em estruturas estruturantes que perpassam valores, os quais s˜ão assumidos através de suas representações. Enquanto acadˆêmica participante do projeto, constituímos o cenário de nossa pesquisa em ambiente natural, elegendo como dados transcrições de registros, em áudio, de reuni˜ões que ocorreram durante o sexto ano de realização do projeto. Através da análise de conteúdo, pudemos reconhecer que os propósitos da “pesquisa do professor” n˜ao s˜ão veiculados apenas pelas boas intenções dos que se prop˜oem a orientá-las, mas também pelas estruturas a que eles est˜ão sujeitos. Nossos resultados caminham de maneira a privilegiar diferenças no espaço social, entre pesquisadores em educação científica comparados e pesquisadores em áreas específicas e professores da escola, enquanto possibilidades efetivas de transposição das barreiras que separam esses atores, desde que espaços inter-campos, n˜ao considerados como naturais, tais como aquele representado pelo projeto em quest˜ão, possam ser constituídos, de maneira a possibilitar o diálogo em um contexto de pesquisa no ambiente escolar, privilegiando os saberes dos professores e dos acadˆêmicos e o domínio crescente de teorias científico-educacionais.
Neste trabalho, dirigimo-nos para a formação do acadˆêmico que atua nas licenciaturas em Ciˆências e Matemática, procurando compreendˆe-la a partir de uma situação em que pesquisadores em Biologia, Física, Química, Matemática e Educação Científica participam de um projeto de formação continuada de professores de uma escola pública, no qual coordenavam grupos de trabalho e assumiam a orientação de pesquisas realizadas pelos professores da escola. Nosso olhar volta-se para a dupla interação, uma, entre acadˆêmicos que pesquisam nessas diferentes áreas da Ciˆência, e outra entre eles e os professores da Escola. Defendemos a tese de que situações caracterizadas pelo trabalho conjunto entre professores da universidade e professores da escola s˜ão potencialmente ricas para que os primeiros produzam conhecimento sobre objetos relacionados à docˆência. Consideramos que tais objetos est˜ão, na maioria dos casos, muito distantes do universo do acadˆêmico que atua nas licenciaturas e que somente podem ser constituídos dentro de uma rede de relações que é justamente produto da interação entre o universo acadˆêmico e escola. Obras de Paulo Freire e Pierre Bourdieu ajudaram-nos a abordar a formação no sentido da “transformação”, quando levamos em conta que os sujeitos/agentes estão inseridos em estruturas estruturantes que perpassam valores, os quais s˜ão assumidos através de suas representações. Enquanto acadˆêmica participante do projeto, constituímos o cenário de nossa pesquisa em ambiente natural, elegendo como dados transcrições de registros, em áudio, de reuni˜ões que ocorreram durante o sexto ano de realização do projeto. Através da análise de conteúdo, pudemos reconhecer que os propósitos da “pesquisa do professor” n˜ao s˜ão veiculados apenas pelas boas intenções dos que se prop˜oem a orientá-las, mas também pelas estruturas a que eles est˜ão sujeitos. Nossos resultados caminham de maneira a privilegiar diferenças no espaço social, entre pesquisadores em educação científica comparados e pesquisadores em áreas específicas e professores da escola, enquanto possibilidades efetivas de transposição das barreiras que separam esses atores, desde que espaços inter-campos, n˜ao considerados como naturais, tais como aquele representado pelo projeto em quest˜ão, possam ser constituídos, de maneira a possibilitar o diálogo em um contexto de pesquisa no ambiente escolar, privilegiando os saberes dos professores e dos acadˆêmicos e o domínio crescente de teorias científico-educacionais.
Palavras Chave
universidade-escola, espaço formativo.
universidade-escola, espaço formativo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia, Geral
Biologia, Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores