Modelo atômico e corrente elétrica: imagens, imaginações e devaneios em salas de aula.
Título
Modelo atômico e corrente elétrica: imagens, imaginações e devaneios em salas de aula.
Modelo atômico e corrente elétrica: imagens, imaginações e devaneios em salas de aula.
Autor
Ana Fukui
Ana Fukui
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Institudo de Física
Institudo de Física
Ano
2002
2002
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificação e diferenciação entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descriçõa de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos(água, terra, fogo e ar) da imaginação. Como resultado deste trabalho tem-se a valorização da sala de aula, do processo que acontece no interior da escola.
Realizou-se uma atividade de pesquisa centrada nos desenhos dos alunos de Ensino Médio sobre o átomo e a corrente elétrica. Para discutir estas representações, observou-se alguns elementos dos desenhos, tais como a forma do núcleo e a estrutura da eletrosfera. Além disto, a relação entre os dois, o átomo, e como este conceito é usado para explicar a corrente elétrica, também foi objeto de análise. A definição do referencial teórico permitiu contextualizar o significado destas elaborações na sala de aula tendo dois pontos de apoio: a análise racional, ou seja, mais consciente, e a análise poética, traduzida pela compreensão, identificação e diferenciação entre imagem e imaginação. O trabalho utilizou a proposta epistemológica de G. Bachelard que engloba os dois elementos descritos acima, mais especificamente, ao propor uma descriçõa de etapas da formação do espírito científico e a teoria dos quatro elementos(água, terra, fogo e ar) da imaginação. Como resultado deste trabalho tem-se a valorização da sala de aula, do processo que acontece no interior da escola.
Palavras Chave
eletromagnetismo, imaginação, modelo atômico, desenho.
eletromagnetismo, imaginação, modelo atômico, desenho.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno