Um estudo com professores da rede de ensino público, sobre a utilização da modelagem computacional semiquantitativa em tópicos do currículo escolar, para a construção de uma proposta de educação ambiental.

Título
Um estudo com professores da rede de ensino público, sobre a utilização da modelagem computacional semiquantitativa em tópicos do currículo escolar, para a construção de uma proposta de educação ambiental.
Autor
Osmar Renato Brito Furtado
Orientação
Arion de Castro Kurtz dos Santos
Instituição
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2003
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tendo como base a Dinâmica de Sistemas, inserido na linha de pesquisa Currículo e Formação de Professores, teve por objetivo principal promover a utilização da modelagem semiquantitativa, através do programa computacional VISQ (Variáveis que Interagem de Modo Semiquantitativo) pelo professor de como uma nova opção didática no que diz respeito ao desenvolvimento dos conteúdos curriculares. Portanto, enfatizou-se a problematização da construção do conhecimento de doze professores da rede de ensino público da cidade do Rio Grande. De forma indagadora, investigadora e crítica, pretendeu-se levar os professores a uma reflexão individual e coletiva sobre a realidade apresentada, dividindo-os em seis pares num trabalho de 8 horas/dia, com um dia de duração, tendo como base o material instrucional produzido. Elaboramos um material instrucional com atividades de pares de causa e efeito e com atividades exploratórias e expressivas, onde utilizamos exemplos concretos de situações de modelagem semiquantitativa sobre as questões sócio-ambientais. Objetivando relacionar o sócio-ambiental - VISQ - Educação Ambiental esclhemos dois modelos paras atividades exploratórias. um sócio-ambiental, onde o ser humano está inserido em um contextro de produção, regido pelo regime capitalista, dependente das ações governamentais, e outro, um modelo ambiental caracterizado por um fenômeno natural relativo à camada de ozônio, que de forma simplificada definimos como um gás (03) que se forma na estratosfera, com a função de ser um filtro natural que impede a passagem de radiação ultravioleta. Ambos os modelos foram escolhidos para serem desenvolvidos ocmo atividade exploratória do referido estudo por conterem conteúdos do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1997) a serem desenvolvidos no currículo do ensino fundamental e médio. Para as atividades expressivas escolhemos um texto sobre um determinado comportamento populacional, e outro sobre a relação do homem com o meio, objetivando a conscientização da sociedade a fim de garantir a qualidade de vida humana e natural. Os dados coletados são de natureza semiquantitativa e foram validados com base na interpretação do material instrucional, na técnica de redes sistêmicas, nas execuções dos modelos e nas solicitações gráficas. Estas atividades também foram gravadas e transcritas a fim de possibilitar uma melhor qualidade à análise. Os resultados sugerem que os professores foram capazes de desenvolver um modelo sobre cada tópico proposto, apresentando diversas habilidades e dificuldades, sendo que observou-se uma maior facilidade para os desenvolvimento das atividades expressivas.Concluímos que a ferramenta VISQ mostrou ser uma excelente ferramenta para elicitar as representações dos professores que possuem conhecimentos teóricos e práticos dos problemas sócio-ambientais, bem como para a potencialização da construção de um instrumento qualitativo de pesquisa em Educação Ambiental, que foi o caso das atividades exploratórias e expressivas desta dissertação, elaboradas com base nos temas transversais indicados pelos PCNs (1997).
Palavras Chave
educação ambiental, modelagem computacional, currículo.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Educação Ambiental
Foco Temático
Recursos Didáticos