A energia como um tema de estudos no ensino de Física de nível médio: uma abordagem interdisciplinar e contextualizada - um estudo de caso.

Título
A energia como um tema de estudos no ensino de Física de nível médio: uma abordagem interdisciplinar e contextualizada - um estudo de caso.
Autor
Claudio Hiroyuki Furukawa
Orientação
Murilo Tadeu Werneck Fagá
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Eletrotécnica e Energia
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
No presente trabalho, é apresentado um estudo tendo como foco a Energia - a evolução do seu consumo, a produção e os seus usos finais - com o objetivo de delinear-se ações capazes de subsidiar o atual ensino de nível médio. O estudo aponta para visíveis lacunas existentes nessa área (em especial, o ensino de Física), basicamente livresco, desprovido de atividades experimentais e pouco ligado com a realidade vivencial do aluno. A atual legislação aconselha mudanças no atual cenário do ensino, que devem apontar para melhor formação do futuro cidadão. Entretanto, dificilmente o professor poderá implementá-las sem o auxílio de modelos apropriados. Nossos estudos aconselharam projetar kits experimentais com a finalidade de promover aspectos relevantes no processo de formação do estudante, dentre eles: 1. despertar o interesse pelos fenômenos explorando através de kits experimentais para demonstrações e medições; 2. articular a teoria que é normalmente explorada nos cursos regulares, com a realidade contextualizada do aluno; 3. desenvolver habilidades de estudo e fomentar o interesse por temos que se constituem em elementos relevantes da sociedade e do meio ambiente, bem como sobre o atual desenvolvimento tecnológico que ora presenciamos. São feitas propostas para a realização de algumas atividades experimentais abordando os usos finais de energia no cotidiano e as análises consideradas pertinentes. Também são analisados projetos educacionais de programas nacionais de combate ao desperdício de energia voltados basicamente para a sensibilização do cidadão com relação ao desperdício de energia. Finalmente, discutem-se os resultados do presente estudo que apontam para a importância de prover-se o atual ensino de ferramentas de trabalho adequadas para melhor integrar o estudante do domínio de um tema tão importante como a Energia, com equipamentos de fácil confecção para melhor compreender e explorar o ambiente em que vivemos. Além disso, como um resultado importante, apontamos para a necessidade de prosseguir-se e ampliar o presente estudo, explorando aspectos novos do tema abordado com o objetivo de dar suporte às atividades do professor (em especial, do professor de Física) no ensino médio.
Palavras Chave
energia, evolução do seu consumo.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método