Professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: possíveis agentes multiplicadores de saúde bucal

Título
Professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: possíveis agentes multiplicadores de saúde bucal
Autor
Maria Alice Pimentel Fuscella
Orientação
Lecy De Maria Araujo Gadelha Fernandes
Instituição
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
1998
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Considerando-se que o professor é um ator social, fundamental no processo ensino-aprendizagem de seus alunos, e que as ações educativas em Saúde Bucal são essenciais, principalmente no que diz respeito à prevenção da cárie e da doença periodontal, ou seja, as doenças da boca, mais prevalentes na população brasileira, esta pesquisa se propôs a analisar a atuação de 6 professores de 5a. a 8a. séries do ensino fundamental, como agentes multiplicadores de Saúde Bucal, do Colégio Americano Batista, uma escola particular, localizada em Natal/RN. Participaram da pesquisa os professores das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Língua Inglesa, Geografia e Educação Física. Para isso, foram capacitados no referido tema, por um período de 15 horas, pela pesquisadora, uma cirurgiã-dentista. A partir de então, tiveram 6 semanas para abordarem o assunto de forma integrada em suas disciplinas, junto aos alunos. Para a avaliação deste trabalho, aplicou-se um questionário aos alunos, antes do início do Programa e após 6 semanas, para se verificar o rendimento deles em relação aos conhecimentos adquiridos durante esse período. Utilizou-se também o método da observação participante, pelo qual a pesquisadora pôde analisar a atuação desses professores através do registro dos acontecimentos ocorridos durante as aulas. Com relação ao resultado do questionário, aplicou-se a Análise Inferencial, onde se pôde concluir que através do teste do Sinal, no qual se comparou a média de acerto antes e depois do Programa, por série, obteve-se significância estatística na 5a. série (p = 0,0003 e na 7a. série (p = 0,039). Ou seja, ficou confirmado que o Programa contribuiu em termos de acrescentar e corrigir conhecimentos para esses alunos. Portanto, concluiu-se que os professores conseguiram atuar como agentes multiplicadores de Saúde Bucal.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem, agentes multiplicadores, saúde bucal, formação de conceitos

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor