Professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: possíveis agentes multiplicadores de saúde bucal
Título
Professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: possíveis agentes multiplicadores de saúde bucal
Professores de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental: possíveis agentes multiplicadores de saúde bucal
Autor
Maria Alice Pimentel Fuscella
Maria Alice Pimentel Fuscella
Orientação
Lecy De Maria Araujo Gadelha Fernandes
Lecy De Maria Araujo Gadelha Fernandes
Instituição
UFRN
UFRN
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
1998
1998
/RN
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Considerando-se que o professor é um ator social, fundamental no processo ensino-aprendizagem de seus alunos, e que as ações educativas em Saúde Bucal são essenciais, principalmente no que diz respeito à prevenção da cárie e da doença periodontal, ou seja, as doenças da boca, mais prevalentes na população brasileira, esta pesquisa se propôs a analisar a atuação de 6 professores de 5a. a 8a. séries do ensino fundamental, como agentes multiplicadores de Saúde Bucal, do Colégio Americano Batista, uma escola particular, localizada em Natal/RN. Participaram da pesquisa os professores das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Língua Inglesa, Geografia e Educação Física. Para isso, foram capacitados no referido tema, por um período de 15 horas, pela pesquisadora, uma cirurgiã-dentista. A partir de então, tiveram 6 semanas para abordarem o assunto de forma integrada em suas disciplinas, junto aos alunos. Para a avaliação deste trabalho, aplicou-se um questionário aos alunos, antes do início do Programa e após 6 semanas, para se verificar o rendimento deles em relação aos conhecimentos adquiridos durante esse período. Utilizou-se também o método da observação participante, pelo qual a pesquisadora pôde analisar a atuação desses professores através do registro dos acontecimentos ocorridos durante as aulas. Com relação ao resultado do questionário, aplicou-se a Análise Inferencial, onde se pôde concluir que através do teste do Sinal, no qual se comparou a média de acerto antes e depois do Programa, por série, obteve-se significância estatística na 5a. série (p = 0,0003 e na 7a. série (p = 0,039). Ou seja, ficou confirmado que o Programa contribuiu em termos de acrescentar e corrigir conhecimentos para esses alunos. Portanto, concluiu-se que os professores conseguiram atuar como agentes multiplicadores de Saúde Bucal.
Considerando-se que o professor é um ator social, fundamental no processo ensino-aprendizagem de seus alunos, e que as ações educativas em Saúde Bucal são essenciais, principalmente no que diz respeito à prevenção da cárie e da doença periodontal, ou seja, as doenças da boca, mais prevalentes na população brasileira, esta pesquisa se propôs a analisar a atuação de 6 professores de 5a. a 8a. séries do ensino fundamental, como agentes multiplicadores de Saúde Bucal, do Colégio Americano Batista, uma escola particular, localizada em Natal/RN. Participaram da pesquisa os professores das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências, Língua Inglesa, Geografia e Educação Física. Para isso, foram capacitados no referido tema, por um período de 15 horas, pela pesquisadora, uma cirurgiã-dentista. A partir de então, tiveram 6 semanas para abordarem o assunto de forma integrada em suas disciplinas, junto aos alunos. Para a avaliação deste trabalho, aplicou-se um questionário aos alunos, antes do início do Programa e após 6 semanas, para se verificar o rendimento deles em relação aos conhecimentos adquiridos durante esse período. Utilizou-se também o método da observação participante, pelo qual a pesquisadora pôde analisar a atuação desses professores através do registro dos acontecimentos ocorridos durante as aulas. Com relação ao resultado do questionário, aplicou-se a Análise Inferencial, onde se pôde concluir que através do teste do Sinal, no qual se comparou a média de acerto antes e depois do Programa, por série, obteve-se significância estatística na 5a. série (p = 0,0003 e na 7a. série (p = 0,039). Ou seja, ficou confirmado que o Programa contribuiu em termos de acrescentar e corrigir conhecimentos para esses alunos. Portanto, concluiu-se que os professores conseguiram atuar como agentes multiplicadores de Saúde Bucal.
Palavras Chave
ensino-aprendizagem, agentes multiplicadores, saúde bucal, formação de conceitos
ensino-aprendizagem, agentes multiplicadores, saúde bucal, formação de conceitos
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor