Panorama do curso de Física da USP no perfil de seus alunos: um estudo do desempenho acadêmico no período de 1989 - 1995.
Título
Panorama do curso de Física da USP no perfil de seus alunos: um estudo do desempenho acadêmico no período de 1989 - 1995.
Panorama do curso de Física da USP no perfil de seus alunos: um estudo do desempenho acadêmico no período de 1989 - 1995.
Educação
Autor
Polonia Altoe Fusinato
Polonia Altoe Fusinato
Orientação
Ernst Wolfgang Hamburger
Ernst Wolfgang Hamburger
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O presente trabalho procurou investigar aspectos da evasão do curso de Física da USP, valendo-se para tanto de três estudos diferentes, desenvolvidos em ordem cronológica. No primeiro, buscou-se verificar a evasão nos primeiros semestres do curso, analisando o desempenho dos alunos através dos créditos acumulados, relacionando este desempenho com a classificação no vestibular. Foi analisada, ainda, a performance dos alunos nas disciplinas dos três primeiros semestres, relacionando os resultados com a evasão. Finalmente, obteve-se, através de consulta por questionário aplicado na matrícula de 1990, a opinião dos alunos, que permitiu a elaboração de um projeto de acompanhamento de alunos. Este projeto, relatado no estudo, foi realizado em 1991 com os alunos matriculados nas disciplinas do primeiro semestre do curso, incluindo ingressantes de 1991 e de anos anteriores. Foi estudada, ainda, a correlação entre as disciplinas entre si e com o vestibular (classificação, notas de física e matemática no vestibular), utilizando-se o modelo da correlação linear de Pearson. Estudou-se a correlação relacionando as notas, as disciplinas entre si ou destas com as notas (ou classificação) do vestibular, tomadas, sempre, duas a duas. Finalmente, o estudo mostra os resultados de três questionários aplicados no primeiro semestre de 1991.
O presente trabalho procurou investigar aspectos da evasão do curso de Física da USP, valendo-se para tanto de três estudos diferentes, desenvolvidos em ordem cronológica. No primeiro, buscou-se verificar a evasão nos primeiros semestres do curso, analisando o desempenho dos alunos através dos créditos acumulados, relacionando este desempenho com a classificação no vestibular. Foi analisada, ainda, a performance dos alunos nas disciplinas dos três primeiros semestres, relacionando os resultados com a evasão. Finalmente, obteve-se, através de consulta por questionário aplicado na matrícula de 1990, a opinião dos alunos, que permitiu a elaboração de um projeto de acompanhamento de alunos. Este projeto, relatado no estudo, foi realizado em 1991 com os alunos matriculados nas disciplinas do primeiro semestre do curso, incluindo ingressantes de 1991 e de anos anteriores. Foi estudada, ainda, a correlação entre as disciplinas entre si e com o vestibular (classificação, notas de física e matemática no vestibular), utilizando-se o modelo da correlação linear de Pearson. Estudou-se a correlação relacionando as notas, as disciplinas entre si ou destas com as notas (ou classificação) do vestibular, tomadas, sempre, duas a duas. Finalmente, o estudo mostra os resultados de três questionários aplicados no primeiro semestre de 1991.
Palavras Chave
Evasão; Desempenho Acadêmico; Ensino-Aprendizagem.
Evasão; Desempenho Acadêmico; Ensino-Aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Aluno
Características do Aluno