Comunidades Virtuais de aprendizagem em Física: um estudo do uso do fórum de discussão como ferramenta de aprendizagem.
Título
Comunidades Virtuais de aprendizagem em Física: um estudo do uso do fórum de discussão como ferramenta de aprendizagem.
Comunidades Virtuais de aprendizagem em Física: um estudo do uso do fórum de discussão como ferramenta de aprendizagem.
Autor
José Antônio Futterleib
José Antônio Futterleib
Orientação
Renato Pires dos Santos
Renato Pires dos Santos
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade Luterana do Brasil
Universidade Luterana do Brasil
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Cachoeira do Sul/RS
Cachoeira do Sul/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Esta pesquisa pretende, através da análise do Fórum de Discussão como ferramenta de aprendizagem, contribuir para um melhor entendimento da Educação Não-Formal assistida por computador. Com respaldo na pesquisa bibliográfica empreendida, foram indicados elementos que colaboraram para o surgimento e a evolução das Comunidades Virtuais, tendo sido destacados aspectos que diferenciam as chamadas Comunidades Virtuais de Aprendizagem das demais. A partir daí, a intenção foi examinar características, recursos e, nos limites da abordagem pretendida, apontar deficiências dos Fóruns de Discussão, sempre com foco na identificação de possíveis medidas ou atitudes que pudessem corroborar à melhoria dos resultados de seu uso no âmbito do processo de aprendizagem. Para cumprir tais propósitos, foram selecionados sites da Internet dedicados ao estudo da Física que utilizam o Fórum de Discussão como ferramenta de comunicação e interação, todos eles com características, recursos e participação que julgamos representativos. Colhidos os dados, foi elaborada uma matriz analítica para estruturar sua apresentação, o que propiciou uma análise conectada aos preceitos teóricos antes expendidos e permitiu a identificação de possíveis qualidades, bem como daquilo que percebemos como deficiências. Alinhados à proposta inicial de uma ação científica de investigação que fosse contributiva, ousamos sugerir, sempre que possível, atitudes concretas que, segundo a nossa percepção, pudessem vir a contribuir com o funcionamento e a produtividade do fórum de discussões voltado à aprendizagem. Como resultado dos estudos, foi identificada a existência de requisitos necessários para o estabelecimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, foram apurados aspectos positivos e negativos dos Fóruns de Discussão no processo de aprendizagem, e, ainda, foi detectada a influência do uso dos emoticons e das citações, do tipo de fórum, da ação dos moderadores e da existência de regras de utilização neste ambiente de interação.
Esta pesquisa pretende, através da análise do Fórum de Discussão como ferramenta de aprendizagem, contribuir para um melhor entendimento da Educação Não-Formal assistida por computador. Com respaldo na pesquisa bibliográfica empreendida, foram indicados elementos que colaboraram para o surgimento e a evolução das Comunidades Virtuais, tendo sido destacados aspectos que diferenciam as chamadas Comunidades Virtuais de Aprendizagem das demais. A partir daí, a intenção foi examinar características, recursos e, nos limites da abordagem pretendida, apontar deficiências dos Fóruns de Discussão, sempre com foco na identificação de possíveis medidas ou atitudes que pudessem corroborar à melhoria dos resultados de seu uso no âmbito do processo de aprendizagem. Para cumprir tais propósitos, foram selecionados sites da Internet dedicados ao estudo da Física que utilizam o Fórum de Discussão como ferramenta de comunicação e interação, todos eles com características, recursos e participação que julgamos representativos. Colhidos os dados, foi elaborada uma matriz analítica para estruturar sua apresentação, o que propiciou uma análise conectada aos preceitos teóricos antes expendidos e permitiu a identificação de possíveis qualidades, bem como daquilo que percebemos como deficiências. Alinhados à proposta inicial de uma ação científica de investigação que fosse contributiva, ousamos sugerir, sempre que possível, atitudes concretas que, segundo a nossa percepção, pudessem vir a contribuir com o funcionamento e a produtividade do fórum de discussões voltado à aprendizagem. Como resultado dos estudos, foi identificada a existência de requisitos necessários para o estabelecimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, foram apurados aspectos positivos e negativos dos Fóruns de Discussão no processo de aprendizagem, e, ainda, foi detectada a influência do uso dos emoticons e das citações, do tipo de fórum, da ação dos moderadores e da existência de regras de utilização neste ambiente de interação.
Palavras Chave
Fórum de Discussão, aprendizagem, Educação Não-Formal, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, ferramentas de comunicação e interação.
Fórum de Discussão, aprendizagem, Educação Não-Formal, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, ferramentas de comunicação e interação.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos