Comunidades Virtuais de aprendizagem em Física: um estudo do uso do fórum de discussão como ferramenta de aprendizagem.

Título
Comunidades Virtuais de aprendizagem em Física: um estudo do uso do fórum de discussão como ferramenta de aprendizagem.
Autor
José Antônio Futterleib
Orientação
Renato Pires dos Santos
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Universidade Luterana do Brasil
Ano
2006
Cidade / UF
Cachoeira do Sul/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Esta pesquisa pretende, através da análise do Fórum de Discussão como ferramenta de aprendizagem, contribuir para um melhor entendimento da Educação Não-Formal assistida por computador. Com respaldo na pesquisa bibliográfica empreendida, foram indicados elementos que colaboraram para o surgimento e a evolução das Comunidades Virtuais, tendo sido destacados aspectos que diferenciam as chamadas Comunidades Virtuais de Aprendizagem das demais. A partir daí, a intenção foi examinar características, recursos e, nos limites da abordagem pretendida, apontar deficiências dos Fóruns de Discussão, sempre com foco na identificação de possíveis medidas ou atitudes que pudessem corroborar à melhoria dos resultados de seu uso no âmbito do processo de aprendizagem. Para cumprir tais propósitos, foram selecionados sites da Internet dedicados ao estudo da Física que utilizam o Fórum de Discussão como ferramenta de comunicação e interação, todos eles com características, recursos e participação que julgamos representativos. Colhidos os dados, foi elaborada uma matriz analítica para estruturar sua apresentação, o que propiciou uma análise conectada aos preceitos teóricos antes expendidos e permitiu a identificação de possíveis qualidades, bem como daquilo que percebemos como deficiências. Alinhados à proposta inicial de uma ação científica de investigação que fosse contributiva, ousamos sugerir, sempre que possível, atitudes concretas que, segundo a nossa percepção, pudessem vir a contribuir com o funcionamento e a produtividade do fórum de discussões voltado à aprendizagem. Como resultado dos estudos, foi identificada a existência de requisitos necessários para o estabelecimento de uma comunidade virtual de aprendizagem, foram apurados aspectos positivos e negativos dos Fóruns de Discussão no processo de aprendizagem, e, ainda, foi detectada a influência do uso dos emoticons e das citações, do tipo de fórum, da ação dos moderadores e da existência de regras de utilização neste ambiente de interação.
Palavras Chave
Fórum de Discussão, aprendizagem, Educação Não-Formal, Comunidades Virtuais de Aprendizagem, ferramentas de comunicação e interação.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos