Estudos do conteúdo relacionado à nutrição em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental.

Título
Estudos do conteúdo relacionado à nutrição em livros didáticos de ciências utilizados no ensino fundamental.
Autor
Cristina Pereira Gaglianone
Orientação
Lopez
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Medicina
Ano
1999
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O Brasil vive uma realidade de contrastes, convivendo com a desnutrição e anemia ocasionadas pela carência de nutrientes, e doenças cardiovasculares, típicas de países desenvolvidos. O consumo alimentar inadequado está associado tanto as deficiências nutricionais quanto ao risco de desenvolvimento das doenças crônico degenerativas. Através da educação nutricional a população tem acesso a informações no campo da nutrição e é estimulada a adotar práticas alimentares saudáveis. Como não existe, em nosso país, um programa oficial de educação nutricional para escolas este assunto tem sido abordado como parte do conteúdo da disciplina de ciências, onde o livro didático tem representado importante instrumento no processo ensino-aprendizagem. Realizamos este estudo com o objetivo de avaliar o conteúdo relacionado à nutrição nos livros didáticos de ciências, recomendadas pelo MEC para o ano letivo de 1999 para o ensino fundamental, usando como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC. Avaliamos 23 livros didáticos de ciências, exemplar do professor, utilizados nos quatro ciclos do ensino fundamental , sendo os conteúdos agrupados em 3 blocos temáticos: ambiente, saúde e tecnologia e sociedade. Observamos que a abordagem da filosofia humana e relação entre seres vivos através da alimentação foram bastante explorados. Entretanto diversos conteúdos recomendados pelos PCNs não estavam presentes ou foram abordados de forma inadequada, especialmente os relacionados ao valor nutritivo dos alimentos, necessidades nutricionais e caracterização da alimentação saudável. O impacto ambiental da exploração alimentar, o papel da cultura e preferências nas escolhas alimentares, e abordagem das vantagens e desvantagens do consumo de alimentos industrializados, requerem discussão mais cuidadosa. Por outro lado observamos a presença de informações desatualizadas sobre a função dos nutrientes. Apesar dos conceitos adequados sobre a função dos carboidratos, proteínas e lipídios, observamos uma tendência a supervalorização do alimento de origem animal, rico em proteínas, e associação do carboidrato a obesidade, podendo ocasionar uma concepção inadequada da dieta saudável. Concluímos que há necessidade de um trabalho de revisão e atualização nos livros avalizados, com correção dos problemas apontados. Sugerimos a inclusão de conteúdos básicos e complementares, e dos novos conhecimentos, no exemplar destinado ao professor, favorecendo a melhor abordagem da nutrição no ensino fundamental.
Palavras Chave
nutrição; educação nutricional; livro didático; escola.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF, 5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos