Biotecnologia no ensino médio: proposta de ensino.

Título
Biotecnologia no ensino médio: proposta de ensino.
Autor
Marcos Antonio Galanjauskas
Orientação
Moacir Wuo
Instituição
UMC
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Mogi das Cruzes/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Os objetivos da presente pesquisa consistiram em construir e aplicar uma Proposta de Ensino de Biotecnologia (PEB) teórico-prático com articulação entre o saber científico e o contexto social de alunos das 3as séries do Ensino Médio de uma escola da Rede Oficial de Ensino do Estado de São Paulo. A proposta segue as orientações dos PCNEM+ e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo sobre os conteúdos de Biotecnologia. A PEB é constituída de um conjunto de atividades envolvendo os conceitos sobre a estrutura do DNA, sua extração e aplicação em Teste de Paternidade e Clonagem, Micro-organismos importantes para a Biotecnologia como os Fungos e Bactérias, Transgenia e Bioética. O processo da PEB utilizou diversas estratégias e métodos de ensino tais como jogos didáticos, estudo dirigido, aulas dialogadas e expositivas, trabalho cooperativo, ensino recíproco e debates, com a utilização de materiais de baixo custo, adaptados às escolas que não possuem laboratórios e para serem desenvolvidas em 18 horas-aulas. Participaram da pesquisa 30 alunos de 2 classes de 3ª séries do Ensino Médio período matutino, sendo uma classe designada de ACA, na qual foi aplicada a PEB e a outra de ASA que somente tiveram aulas tradicionais definidas no plano de ensino da escola. Foi construído um questionário de avaliação para o pré e pós-teste contendo 40 questões cujas dimensões envolveram os conhecimentos sobre a importância da Biotecnologia, fontes de informação do DNA, sua estrutura e relação com as Proteínas e Mutação, Consumo de alimentos fermentados, transgênicos e Questões Éticas. Os dados obtidos do pré e pós-teste de ambas as classes foram analisados comparativamente tendo sido aplicado o teste do qui-quadrado para analisar a significância das freqüências de respostas considerando p0,05. Os resultados mostraram que 54% dos alunos obtêm informações sobre o DNA fora do espaço escolar como a televisão e a internet. Cerca de 80,0% dos participantes da PEB conseguiram explicar de forma concisa a estrutura da molécula de DNA. A maioria dos estudantes do grupo ACA (92,9%) no pós-teste desconhecia a relação entre DNA e Proteínas, após a PEB este índice se inverteu para 92,3% dos alunos que afirmaram conhecer esta relação. Cerca de 75,0% dos alunos no pré-teste não sabiam se consumiram alimentos que contém transgênicos e com a PEB, 71,0% dos alunos reconheceram a possibilidade de consumir alimentos transgênicos. No pré-teste 86,8% dos alunos não souberam dar exemplos de aplicação da Biotecnologia, no pós-teste 66,0% conseguiram identificar diversas aplicações como clonagem, transgênicos e produção de fármacos. Verificou-se, então, a eficiência da estratégia para o ensino de Biotecnologia através do impacto positivo no desempenho dos estudantes que participaram das atividades teóricas-práticas, demonstrando que a PEB funcionou com elemento facilitador do processo de ensino e de aprendizagem em Biotecnologia.
Palavras Chave
DNA, Alimentos Transgênicos, Educação, Biologia.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas