Concepções epistemológicas subjacentes à prática de professores de Ciências.
Título
Concepções epistemológicas subjacentes à prática de professores de Ciências.
Concepções epistemológicas subjacentes à prática de professores de Ciências.
Educação
Autor
Maria do Carmo Galiazzi
Maria do Carmo Galiazzi
Orientação
Roque Moraes
Roque Moraes
Instituição
PUC-RS
PUC-RS
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Porto Alegre/RS
Porto Alegre/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções epistemológicas subjacentes à prática de professores de ciências. Esta investigação foi realizada durante o ano letivo de 1995. Envolveu 10 professoras de Ciências de quinta a oitava séries, atuantes em oito escolas públicas, seis no município de Rio Grande e duas no município de São José do Norte. Os resultados da pesquisa apontam para ações pedagógicas nas três concepções de conhecimento: empirismo, apriorismo e interacionismo, tais como: ações interacionistas que indicam a relação entre a comunidade e a escola; o relacionamento com base no diálogo; o entendimento do conhecimento como construção; o papel do professor como mediador da aprendizagem; a metodologia que leva o aluno a ação construtiva e a avaliação como diagnóstico do processo ensino-aprendizagem e a recuperação de alunos com dificuldades. As ações com reflexos do empirismo apontam para: a exclusão da escola como causa do fracasso escolar; as relações autoritárias das professoras; a metodologia experimental empírica; o entendimento de que o aluno não tem ideias prévias sobre o conhecimento científico; a avaliação com o único objetivo de promover o aluno. Percebe-se as concepções aprioristas quando as professoras manifestam-se sobre: a motivação e o interesse como característica do aluno, papel do professor como motivador desse interesse; a aprendizagem decorrente do desenvolvimento cronológico; a classificação estanque dos alunos. Os resultados indicam também para a necessidade de discutir com os professores, em exercício e em formação, sobre as concepções que explicam suas ações pedagógicas.
O objetivo desta pesquisa foi investigar as concepções epistemológicas subjacentes à prática de professores de ciências. Esta investigação foi realizada durante o ano letivo de 1995. Envolveu 10 professoras de Ciências de quinta a oitava séries, atuantes em oito escolas públicas, seis no município de Rio Grande e duas no município de São José do Norte. Os resultados da pesquisa apontam para ações pedagógicas nas três concepções de conhecimento: empirismo, apriorismo e interacionismo, tais como: ações interacionistas que indicam a relação entre a comunidade e a escola; o relacionamento com base no diálogo; o entendimento do conhecimento como construção; o papel do professor como mediador da aprendizagem; a metodologia que leva o aluno a ação construtiva e a avaliação como diagnóstico do processo ensino-aprendizagem e a recuperação de alunos com dificuldades. As ações com reflexos do empirismo apontam para: a exclusão da escola como causa do fracasso escolar; as relações autoritárias das professoras; a metodologia experimental empírica; o entendimento de que o aluno não tem ideias prévias sobre o conhecimento científico; a avaliação com o único objetivo de promover o aluno. Percebe-se as concepções aprioristas quando as professoras manifestam-se sobre: a motivação e o interesse como característica do aluno, papel do professor como motivador desse interesse; a aprendizagem decorrente do desenvolvimento cronológico; a classificação estanque dos alunos. Os resultados indicam também para a necessidade de discutir com os professores, em exercício e em formação, sobre as concepções que explicam suas ações pedagógicas.
Palavras Chave
Concepções Epistemológicas; Práticas de Professores; Empirismo.
Concepções Epistemológicas; Práticas de Professores; Empirismo.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor