Tendências da educação ambiental na escola pública do município de são paulo (1972-2004).
Título
Tendências da educação ambiental na escola pública do município de são paulo (1972-2004).
Tendências da educação ambiental na escola pública do município de são paulo (1972-2004).
Autor
Rosana Rasera Garagorry
Rosana Rasera Garagorry
Orientação
Ana Maria Saul
Ana Maria Saul
Instituição
PUC-SP
PUC-SP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2005
2005
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A constatação de que existem diferentes tendências de Educação Ambiental, levou-nos a esta pesquisa que tem como objetivo principal refletir sobre sua prática nas escolas da Prefeitura Municipal de São Paulo. A pesquisa, realizada no período 2003-2004, apresentou dois momentos. No primeiro momento, realizamos uma revisão bibliográfica, a fim de obtermos subsídios para a fundamentação do debate sobre Educação Ambiental. No segundo, por meio de uma pesquisa qualitativa em algumas escolas selecionadas e em determinados órgãos responsáveis pela gestão do ensino Municipal, verificamos se a Educação Ambiental praticada se caracteriza como crítica ou conservadora. A dissertação mostra, inicialmente, a origem e o desenvolvimento da Educação Ambiental. No plano internacional, são destacadas as contribuições das principais conferências internacionais sobre o tema e, no plano nacional, a evolução da sua institucionalização. Em seguida, discutimos diferentes conceitos de Educação Ambiental. Para entender a Educação Ambiental em São Paulo, resgatamos seu histórico por meio de uma pesquisa documental e estudamos sua prática na atualidade com base em uma pesquisa de campo, o que nos permitiu identificar a tendência de Educação Ambiental dominante. Apoiados no pensamento do educador Paulo Freire, apresentamos subsídios para uma proposta político-pedagógica de Educação Ambiental Crítica, buscando contribuir com o desenvolvimento de sua prática. Entre suas conclusões, destaca-se a percepção de que a Educação Ambiental praticada atualmente nas escolas da Rede Municipal de São Paulo se apresenta predominantemente conservadora.
A constatação de que existem diferentes tendências de Educação Ambiental, levou-nos a esta pesquisa que tem como objetivo principal refletir sobre sua prática nas escolas da Prefeitura Municipal de São Paulo. A pesquisa, realizada no período 2003-2004, apresentou dois momentos. No primeiro momento, realizamos uma revisão bibliográfica, a fim de obtermos subsídios para a fundamentação do debate sobre Educação Ambiental. No segundo, por meio de uma pesquisa qualitativa em algumas escolas selecionadas e em determinados órgãos responsáveis pela gestão do ensino Municipal, verificamos se a Educação Ambiental praticada se caracteriza como crítica ou conservadora. A dissertação mostra, inicialmente, a origem e o desenvolvimento da Educação Ambiental. No plano internacional, são destacadas as contribuições das principais conferências internacionais sobre o tema e, no plano nacional, a evolução da sua institucionalização. Em seguida, discutimos diferentes conceitos de Educação Ambiental. Para entender a Educação Ambiental em São Paulo, resgatamos seu histórico por meio de uma pesquisa documental e estudamos sua prática na atualidade com base em uma pesquisa de campo, o que nos permitiu identificar a tendência de Educação Ambiental dominante. Apoiados no pensamento do educador Paulo Freire, apresentamos subsídios para uma proposta político-pedagógica de Educação Ambiental Crítica, buscando contribuir com o desenvolvimento de sua prática. Entre suas conclusões, destaca-se a percepção de que a Educação Ambiental praticada atualmente nas escolas da Rede Municipal de São Paulo se apresenta predominantemente conservadora.
Palavras Chave
educação ambiental crítica; educação ambiental conservadora; prática de ensino; meio ambiente.
educação ambiental crítica; educação ambiental conservadora; prática de ensino; meio ambiente.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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