Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto no Ensino Médio.

Título
Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto no Ensino Médio.
Autor
Daniel Gardelli
Orientação
Roberto de Andrade Martins
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo histórico sobre algumas concepções de interação física que foram propostas po eminentes filósofos e cientistas ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, com o intuito de fornecer subsídios para ajudar a esclarecer um problema que aparece na maioria dos livros didáticos de Física ao definir-se os tipos de força existentes na natureza. Em particular, pretende-se enfatizar o contraste existente entre a idéia de ação a distância e a idéia de um campo como mediador da interação física entre os corpos materiais, procurando mostrar a origem e o desenvolvimento desses conceitos.
Palavras Chave
: ação à distância entre corpos, campo eletromagnético

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
História da Ciência