Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto no Ensino Médio.
Título
Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto no Ensino Médio.
Concepções de interação física: subsídios para uma abordagem histórica do assunto no Ensino Médio.
Autor
Daniel Gardelli
Daniel Gardelli
Orientação
Roberto de Andrade Martins
Roberto de Andrade Martins
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo histórico sobre algumas concepções de interação física que foram propostas po eminentes filósofos e cientistas ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, com o intuito de fornecer subsídios para ajudar a esclarecer um problema que aparece na maioria dos livros didáticos de Física ao definir-se os tipos de força existentes na natureza. Em particular, pretende-se enfatizar o contraste existente entre a idéia de ação a distância e a idéia de um campo como mediador da interação física entre os corpos materiais, procurando mostrar a origem e o desenvolvimento desses conceitos.
O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo histórico sobre algumas concepções de interação física que foram propostas po eminentes filósofos e cientistas ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, com o intuito de fornecer subsídios para ajudar a esclarecer um problema que aparece na maioria dos livros didáticos de Física ao definir-se os tipos de força existentes na natureza. Em particular, pretende-se enfatizar o contraste existente entre a idéia de ação a distância e a idéia de um campo como mediador da interação física entre os corpos materiais, procurando mostrar a origem e o desenvolvimento desses conceitos.
Palavras Chave
: ação à distância entre corpos, campo eletromagnético
: ação à distância entre corpos, campo eletromagnético
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
História da Ciência
História da Ciência