Uma nova proposta curricular de Física para o ensino de 2o grau.
Título
Uma nova proposta curricular de Física para o ensino de 2o grau.
Uma nova proposta curricular de Física para o ensino de 2o grau.
Ensino de Ciências
Autor
Alberto Gaspar
Alberto Gaspar
Orientação
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Instituto de Física/Faculdade de Educação
Ano
1982
1982
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Apresenta uma proposta curricular dirigida ao ensino de Física do 2º grau, estruturada como um arranjo específico de condições de ensino, cuja organização seqüencial apóia-se em unidades instrucionais isoladas e independentes entre si, denominadas "módulos instrucionais". Estas são compostas de blocos delimitados de seqüências de atividades que serão implementadas, na sua quase totalidade, em sala de aula, inter-relacionando conteúdos e abordagens de ensino de maneira a não requerer, para que o aluno seja convenientemente a elas submetido, pré-requisitos de repertório de informações e desempenho, dentro da mesma série ou ano letivo. Faz uma análise sumária do ensino de Física do 2º grau no Brasil, que se apóia no estudo de projetos alternativos de ensino apresentados e aplicados em nosso país. Em seguida, expõe os pressupostos orientadores da proposta: o movimento da escola ativa e a psicologia genética. Apresenta a proposta, seu planejamento instrucional, sua organização curricular, os módulos instrucionais, seus fundamentos, conteúdo e planejamento seqüencial e, ainda, as condições para a aplicação e possíveis implicações da proposta. Finalmente, propõe um projeto para o ensino de Física destinado à 1ª série do 2º grau, composto de módulos instrucionais, incluindo todo o material de apoio necessário à sua implementação.
Apresenta uma proposta curricular dirigida ao ensino de Física do 2º grau, estruturada como um arranjo específico de condições de ensino, cuja organização seqüencial apóia-se em unidades instrucionais isoladas e independentes entre si, denominadas "módulos instrucionais". Estas são compostas de blocos delimitados de seqüências de atividades que serão implementadas, na sua quase totalidade, em sala de aula, inter-relacionando conteúdos e abordagens de ensino de maneira a não requerer, para que o aluno seja convenientemente a elas submetido, pré-requisitos de repertório de informações e desempenho, dentro da mesma série ou ano letivo. Faz uma análise sumária do ensino de Física do 2º grau no Brasil, que se apóia no estudo de projetos alternativos de ensino apresentados e aplicados em nosso país. Em seguida, expõe os pressupostos orientadores da proposta: o movimento da escola ativa e a psicologia genética. Apresenta a proposta, seu planejamento instrucional, sua organização curricular, os módulos instrucionais, seus fundamentos, conteúdo e planejamento seqüencial e, ainda, as condições para a aplicação e possíveis implicações da proposta. Finalmente, propõe um projeto para o ensino de Física destinado à 1ª série do 2º grau, composto de módulos instrucionais, incluindo todo o material de apoio necessário à sua implementação.
Palavras Chave
Física; Proposta Curricular; Ensino
Física; Proposta Curricular; Ensino
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas