A competência interacional do professor das séries iniciais: A organização sequêncial da conversa nas aulas de ciências

Título
A competência interacional do professor das séries iniciais: A organização sequêncial da conversa nas aulas de ciências
Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências
Autor
Mônica Maria Gadelha de Souza Gaspar
Orientação
Rosane Alencar
Instituição
UFRPE
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Recife/PE
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo a Competência Interacional do professor das séries iniciais do Ensino Fundamental, situa-se nas discussões referentes ao Ensino de Ciências e suas implicações para a formação de professores. A pesquisa de caráter qualitativo pretende analisar como se expressa a competência interacional dos professores das séries iniciais nas aulas de Ciências. O corpus foi composto com quatro professoras das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas da rede pública e particular de ensino da cidade de Recife PE. Nos procedimentos para coleta de dados, foram realizadas observações participantes com o uso da técnica da videografia. A transcrição dos dados videografados teve, por base, a sequencialidade e a temporalidade da interação e a organização do evento aula, como proposto pelas orientações teórico-metodológicas da Análise Conversacional de origem etnometodológica. O trabalho de análise realizado foi dividido em duas etapas, a seguir: na primeira etapa, tomou-se por foco a trajetória discursiva dos objetos do saber, na perspectiva da Teoria da Linguística Interacional (MONDADA, 1994; 2001; 2003), considerando: a) a abertura para discussão com o tópico; b) as sobreposições e mudanças de turnos entre o professor e os alunos; c) a retomada da fala dos alunos por parte do professor; na segunda etapa explorou-se um extrato do material, analisado através da orientação das categorias analíticas interatividade e significação das ações nas aulas construídas pela Teoria da Docência (TARDIFF & LESSARD, 2007) para compreender-se o processo interacional. A partir desse estudo, constatou-se que a Competência Interacional dos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental no contexto do evento aula - se expressa em um processo de co-construção entre eles e seus alunos e que a regra, consensualmente aceita, de que é o professor quem conduz as aulas, não determina a sua forma de ação no decorrer das mesmas. Desse modo, conclui-se que a expressão da competência interacional é resultante de uma prática social situada e localmente organizada por professores e alunos.
Palavras Chave
Formação de Professores, Prática de Ensino, Conhecimento Específico dos Docentes.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor