A Formação Continuada de Professores de Ciências: contribuições de um curso de curta duração com tema geológico para uma prática de ensino interdisciplinar.
Título
A Formação Continuada de Professores de Ciências: contribuições de um curso de curta duração com tema geológico para uma prática de ensino interdisciplinar.
A Formação Continuada de Professores de Ciências: contribuições de um curso de curta duração com tema geológico para uma prática de ensino interdisciplinar.
Autor
Maria José Fontana Gebara
Maria José Fontana Gebara
Orientação
Yara Kulaif
Yara Kulaif
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Instituto de Geociências
Instituto de Geociências
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesta tese analisamos questões ligadas à formação de professores de Ciências e, nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido parte da premissa de que a melhoria do ensino de Ciências implica múltiplos fatores, contudo, dentre todos os desafios, para nós é central a figura dos professores, pois estes como quaisquer outros profissionais, precisam contar com cursos de atualização profissional para acompanhar as inovações de sua área, mantendo-os atualizados e criticamente atuantes nas escolas onde trabalham, por isso mesmo nos preocupam os critérios de planejamento desses cursos. A investigação estruturou-se na tese segundo a qual a natureza interdisciplinar do conhecimento geocientífico pode contribuir para formação de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática do ensino fundamental, preparando-os para trabalhar segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os resultados obtidos apontaram algumas dessas contribuições, bem como seus limites. Neste trabalho avaliamos o alcance de práticas de ensino-aprendizagem interdisciplinares, tendo como fio condutor conhecimentos de Geociências/Geologia, partindo do princípio que esses conhecimentos podem, apesar de complexos e abstratos, serem interessantes e estimulantes, além de serem fundamentais para a formação do pensamento científico dos estudantes. No estudo de caso, em que a pesquisadora atuou também como professora, investigamos temas gerais de Geociências/Geologia, com atenção especial ao “Tempo Geológico” e “Modelo do Interior da Terra”, que se revelaram foco de inúmeras concepções alternativas, identificadas como um dos limites à utilização pedagógica destes conhecimentos. Tendo como pano de fundo as questões acima e os dados empíricos colhidos por ocasião das aulas-oficina, ministradas no Projeto de Formação Continuada Teia do Saber-2007 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, traçamos um perfil profissional dos professores em exercício na área, analisamos as fontes de informação dos docentes com relação a novos conteúdos a serem ensinados. Os resultados da investigação, bem como o alicerce teórico presente na análise, foram desenvolvidos ao longo de cinco capítulos, sempre com a perspectiva de subsidiar reformulações em programas de formação continuada. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da rediscussão dos cursos de formação de professores de Ciências, bem como a necessidade de adequar estes cursos às especificidades de grupos de professores e disciplinas. A pesquisa revelou também que a utilização de conhecimentos Geocientíficos contribui de maneira importante para o ensino e a formação do pensamento e da atitude científica de alunos e professores.
Nesta tese analisamos questões ligadas à formação de professores de Ciências e, nessa perspectiva, o trabalho desenvolvido parte da premissa de que a melhoria do ensino de Ciências implica múltiplos fatores, contudo, dentre todos os desafios, para nós é central a figura dos professores, pois estes como quaisquer outros profissionais, precisam contar com cursos de atualização profissional para acompanhar as inovações de sua área, mantendo-os atualizados e criticamente atuantes nas escolas onde trabalham, por isso mesmo nos preocupam os critérios de planejamento desses cursos. A investigação estruturou-se na tese segundo a qual a natureza interdisciplinar do conhecimento geocientífico pode contribuir para formação de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática do ensino fundamental, preparando-os para trabalhar segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os resultados obtidos apontaram algumas dessas contribuições, bem como seus limites. Neste trabalho avaliamos o alcance de práticas de ensino-aprendizagem interdisciplinares, tendo como fio condutor conhecimentos de Geociências/Geologia, partindo do princípio que esses conhecimentos podem, apesar de complexos e abstratos, serem interessantes e estimulantes, além de serem fundamentais para a formação do pensamento científico dos estudantes. No estudo de caso, em que a pesquisadora atuou também como professora, investigamos temas gerais de Geociências/Geologia, com atenção especial ao “Tempo Geológico” e “Modelo do Interior da Terra”, que se revelaram foco de inúmeras concepções alternativas, identificadas como um dos limites à utilização pedagógica destes conhecimentos. Tendo como pano de fundo as questões acima e os dados empíricos colhidos por ocasião das aulas-oficina, ministradas no Projeto de Formação Continuada Teia do Saber-2007 da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, traçamos um perfil profissional dos professores em exercício na área, analisamos as fontes de informação dos docentes com relação a novos conteúdos a serem ensinados. Os resultados da investigação, bem como o alicerce teórico presente na análise, foram desenvolvidos ao longo de cinco capítulos, sempre com a perspectiva de subsidiar reformulações em programas de formação continuada. Os resultados obtidos evidenciaram a importância da rediscussão dos cursos de formação de professores de Ciências, bem como a necessidade de adequar estes cursos às especificidades de grupos de professores e disciplinas. A pesquisa revelou também que a utilização de conhecimentos Geocientíficos contribui de maneira importante para o ensino e a formação do pensamento e da atitude científica de alunos e professores.
Palavras Chave
Educação permanente, professores de Ciências, formação.
Educação permanente, professores de Ciências, formação.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores