O ensino e a aprendizagem de Física: contribuições da Histó-ria da Ciência e do movimento das concepções alternativas um estudo de caso

Título
O ensino e a aprendizagem de Física: contribuições da Histó-ria da Ciência e do movimento das concepções alternativas um estudo de caso
Autor
Maria José Fontana Gebara
Orientação
Decio Pacheco
Instituição
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho apresenta uma ação pedagógica, realizada com alunos do ensino médio da cidade de Campinas, onde o levantamento das concepções alternativas sobre o fenômeno da queda dos corpos orientou a definição e a forma de abordagem desse conteúdo. As práticas pedagógicas, definidas a partir da análise dessas concepções, procuraram incorporar a História da Ciência como ferramenta didática, capaz de estimular e motivar o estudo da Física e de auxiliar o professor, identificando os entraves históricos ao desenvolvimento de determinados conceitos científicos, muitas vezes semelhantes aos obstáculos à aprendizagem apresentados pelos alunos. A pesquisa mostrou que determinadas formas de pensar, próximas do conhecimento de senso comum, estão fortemente arraigadas ao pensamento do estudante, tornando difícil a sua superação. Verificou-se também que este não é um problema local ou restrito a determinadas faixas etárias ou graus de escolaridade, como mostraram as diferentes pesquisas relatadas na literatura.
Palavras Chave
Ensino; Física; História da Ciência; Concepções Alternativas

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos