O ensino e a aprendizagem de Física: contribuições da Histó-ria da Ciência e do movimento das concepções alternativas um estudo de caso
Título
O ensino e a aprendizagem de Física: contribuições da Histó-ria da Ciência e do movimento das concepções alternativas um estudo de caso
O ensino e a aprendizagem de Física: contribuições da Histó-ria da Ciência e do movimento das concepções alternativas um estudo de caso
Autor
Maria José Fontana Gebara
Maria José Fontana Gebara
Orientação
Decio Pacheco
Decio Pacheco
Instituição
UNICAMP
UNICAMP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Campinas/SP
Campinas/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Este trabalho apresenta uma ação pedagógica, realizada com alunos do ensino médio da cidade de Campinas, onde o levantamento das concepções alternativas sobre o fenômeno da queda dos corpos orientou a definição e a forma de abordagem desse conteúdo. As práticas pedagógicas, definidas a partir da análise dessas concepções, procuraram incorporar a História da Ciência como ferramenta didática, capaz de estimular e motivar o estudo da Física e de auxiliar o professor, identificando os entraves históricos ao desenvolvimento de determinados conceitos científicos, muitas vezes semelhantes aos obstáculos à aprendizagem apresentados pelos alunos. A pesquisa mostrou que determinadas formas de pensar, próximas do conhecimento de senso comum, estão fortemente arraigadas ao pensamento do estudante, tornando difícil a sua superação. Verificou-se também que este não é um problema local ou restrito a determinadas faixas etárias ou graus de escolaridade, como mostraram as diferentes pesquisas relatadas na literatura.
Este trabalho apresenta uma ação pedagógica, realizada com alunos do ensino médio da cidade de Campinas, onde o levantamento das concepções alternativas sobre o fenômeno da queda dos corpos orientou a definição e a forma de abordagem desse conteúdo. As práticas pedagógicas, definidas a partir da análise dessas concepções, procuraram incorporar a História da Ciência como ferramenta didática, capaz de estimular e motivar o estudo da Física e de auxiliar o professor, identificando os entraves históricos ao desenvolvimento de determinados conceitos científicos, muitas vezes semelhantes aos obstáculos à aprendizagem apresentados pelos alunos. A pesquisa mostrou que determinadas formas de pensar, próximas do conhecimento de senso comum, estão fortemente arraigadas ao pensamento do estudante, tornando difícil a sua superação. Verificou-se também que este não é um problema local ou restrito a determinadas faixas etárias ou graus de escolaridade, como mostraram as diferentes pesquisas relatadas na literatura.
Palavras Chave
Ensino; Física; História da Ciência; Concepções Alternativas
Ensino; Física; História da Ciência; Concepções Alternativas
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos
Formação de Conceitos