Temas e situações significativas no ensino de ciências: contribuições de Freire e Vogotski.
Título
Temas e situações significativas no ensino de ciências: contribuições de Freire e Vogotski.
Temas e situações significativas no ensino de ciências: contribuições de Freire e Vogotski.
Autor
Simoni Tormöhlen Gehlen
Simoni Tormöhlen Gehlen
Orientação
Milton Antonio Auth
Milton Antonio Auth
Instituição
UNIJUI
UNIJUI
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Ijuí/RS
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Este trabalho constituiu-se no desenvolvimento e implementação de duas propostas curriculares para o ensino de Ciências - Temática e a Situação de Estudo -, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e pela teoria do russo Lev S.Vigotski. Objetivamos, no âmbito dessas propostas, configurar temas e situações significativas para o ensino de Ciências. Tal aspecto provocou a discussão de aproximações e distanciamentos entre as concepções de Freire e Vigotski, bem como a avaliação de sua pertinência no âmbito das propostas curriculares. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se seguindo dois estudos de caso: a Temática: "Modelos de Transporte: Implicações sócioambientais" e a Situação de Estudo: "Como o ser humano percebe e interage com o ambiente", desenvolvidos, respectivamente, junto aos grupos de pesquisa GETCTS/UFSM e Gipec-Unijuí. As atividades de cunho interdisciplinar vinculadas às duas organizações curriculares foram estruturadas e desenvolvidas em turmas de alunos do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais. Os registros, obtidos na forma de produções textuais, diários do professor e entrevistas semi-estruturadas, compreendem as ações de alunos, professores e licenciandos. Dentre os resultados, apontamos que, aspectos como a problematização presente na concepção educacional de Freire e a questão da significação conceitual baseada em Vigotski, podem enriquecer ambas as propostas. Tais aspectos potencializam organizações curriculares para o ensino de Ciências, a ponto de termos indicativos teórico-empíricos de que as concepções desses autores se complementam e caracterizam os temas e situações como significativas, tanto para o professor quanto para o aluno.
Este trabalho constituiu-se no desenvolvimento e implementação de duas propostas curriculares para o ensino de Ciências - Temática e a Situação de Estudo -, balizadas, respectivamente, pelos pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e pela teoria do russo Lev S.Vigotski. Objetivamos, no âmbito dessas propostas, configurar temas e situações significativas para o ensino de Ciências. Tal aspecto provocou a discussão de aproximações e distanciamentos entre as concepções de Freire e Vigotski, bem como a avaliação de sua pertinência no âmbito das propostas curriculares. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se seguindo dois estudos de caso: a Temática: "Modelos de Transporte: Implicações sócioambientais" e a Situação de Estudo: "Como o ser humano percebe e interage com o ambiente", desenvolvidos, respectivamente, junto aos grupos de pesquisa GETCTS/UFSM e Gipec-Unijuí. As atividades de cunho interdisciplinar vinculadas às duas organizações curriculares foram estruturadas e desenvolvidas em turmas de alunos do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências Naturais. Os registros, obtidos na forma de produções textuais, diários do professor e entrevistas semi-estruturadas, compreendem as ações de alunos, professores e licenciandos. Dentre os resultados, apontamos que, aspectos como a problematização presente na concepção educacional de Freire e a questão da significação conceitual baseada em Vigotski, podem enriquecer ambas as propostas. Tais aspectos potencializam organizações curriculares para o ensino de Ciências, a ponto de termos indicativos teórico-empíricos de que as concepções desses autores se complementam e caracterizam os temas e situações como significativas, tanto para o professor quanto para o aluno.
Palavras Chave
ciências, situação de estudo, temática, problematização, sig
ciências, situação de estudo, temática, problematização, sig
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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