Saberes docentes de um professor de Ciências: gênese e evolução.

Título
Saberes docentes de um professor de Ciências: gênese e evolução.
Educação para a Ciência
Autor
Luiz Gonzaga Roverzi Genovez
Orientação
Alberto Villani
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A presente obra é uma pesquisa qualitativa, orientada por uma de suas diversas estratégias, o estudo de caso, que acompanhou a formação, o início e a caminhada no magistério de um professor de Ciências, denominado P, que buscava incessantemente implementar em suas salas de aula uma proposta inovadora de ensino. A pesquisa analisou, por meio do conceito de desenvolvimento profissional de professor, a relação entre crenças, conflitos e tensões e as soluções e estratégias inerentes ao desenvolvimento profissional desse professor. Posteriormente, focou sua atenção na gênese e na evolução dos saberes docentes utilizados por esse professor em sua trajetória profissional. Os resultados apontaram para uma inadequação do modelo de desenvolvimento profissional ao tentar estabelecer uma relação entre as estratégias, as crenças e o desenvolvimento do professor P. Tal situação fez com que se empregasse o referencial de saberes docentes na análise da trajetória profissional do professor P que, por sua vez, apontou que os saberes profissionais do professor em questão foram formulados e evoluíram segundo o confronto entre o contexto escolar e os saberes relacionados aos princípios daquela proposta de ensino inovadora.
Palavras Chave
trajetória profissional, desenvolvimento profissional do professor.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor