Repensando a formação pedagógica do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da UFMT.
Título
Repensando a formação pedagógica do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da UFMT.
Repensando a formação pedagógica do curso de licenciatura plena em Ciências Biológicas da UFMT.
Autor
Antonio Carlos Hidalgo Geraldo
Antonio Carlos Hidalgo Geraldo
Orientação
Miguel Pedro Lorena de Moraes
Miguel Pedro Lorena de Moraes
Instituição
UFMT
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Educação
Instituto de Educação
Ano
1998
1998
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho propõe-se a levantar, descrever e interpretar a formação pedagógica recebida pelos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá, sob a ótica de seus agentes - professores e alunos - e apontar os caminhos visualizados pelo conjunto desses sujeitos para o seu desenvolvimento. Algumas das questões levantadas ao iniciar o estudo foram: que tipo de formação pedagógica o curso tem realizado Que tipo de profissional o curso está efetivamente formando Tomando como referência teórica as tendências pedagógicas críticas, levantou-se os condicionamentos histórico-sociais da situação geral atual dos cursos de licenciatura no Brasil, e através do método de estudo de caso, situou-se a formação pedagógica oferecida no caso especifico deste estudo. Constatou-se que predomina no curso o enfoque das tendências conservadoras, com suas características de fragmentação, hierarquização, cientificismo reducionista, separação entre a teoria e a prática e reprodutivismo de conhecimentos; que se esta formando um profissional que, de forma geral, compreende a Biologia como uma seqüência linear de conceitos e axiomas, e que ensinar Biologia e reproduzir estes conceitos; há uma certa consciência dos problemas do curso por parte dos professores e dos alunos, convivendo práticas conservadoras e críticas no processo do curso; e que somente o enfrentamento prático-teórico destas questões, como projeto coletivo, poderá consolidar soluções que apontem para uma formação critica, humanizadora, contextualizada, problematizadora e comprometida com um ensino libertador em nosso meio.
Este trabalho propõe-se a levantar, descrever e interpretar a formação pedagógica recebida pelos alunos do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá, sob a ótica de seus agentes - professores e alunos - e apontar os caminhos visualizados pelo conjunto desses sujeitos para o seu desenvolvimento. Algumas das questões levantadas ao iniciar o estudo foram: que tipo de formação pedagógica o curso tem realizado Que tipo de profissional o curso está efetivamente formando Tomando como referência teórica as tendências pedagógicas críticas, levantou-se os condicionamentos histórico-sociais da situação geral atual dos cursos de licenciatura no Brasil, e através do método de estudo de caso, situou-se a formação pedagógica oferecida no caso especifico deste estudo. Constatou-se que predomina no curso o enfoque das tendências conservadoras, com suas características de fragmentação, hierarquização, cientificismo reducionista, separação entre a teoria e a prática e reprodutivismo de conhecimentos; que se esta formando um profissional que, de forma geral, compreende a Biologia como uma seqüência linear de conceitos e axiomas, e que ensinar Biologia e reproduzir estes conceitos; há uma certa consciência dos problemas do curso por parte dos professores e dos alunos, convivendo práticas conservadoras e críticas no processo do curso; e que somente o enfrentamento prático-teórico destas questões, como projeto coletivo, poderá consolidar soluções que apontem para uma formação critica, humanizadora, contextualizada, problematizadora e comprometida com um ensino libertador em nosso meio.
Palavras Chave
Formação de professores; ensino de Biologia; Ciências
Formação de professores; ensino de Biologia; Ciências
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores