Uso de Artigos como Ferramenta para a Alfabetização Científica
Título
Uso de Artigos como Ferramenta para a Alfabetização Científica
Uso de Artigos como Ferramenta para a Alfabetização Científica
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Autor
Simara Rodrigues Gheno
Simara Rodrigues Gheno
Orientação
Juliana da Silva
Juliana da Silva
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Diretoria de Pós-Graduação
Diretoria de Pós-Graduação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Canoas/RS
Canoas/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
A utilização de artigos científicos para a construção de uma estratégia didática orientada na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma ferramenta importante para a alfabetização científica. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi verificar se o uso de artigos científicos como recurso didático auxilia o aluno na compreensão das ciências e possibilita o processo de alfabetização científica. Foram entrevistados professores em exercício da docência (Parobé/RS, 2007) e em processo de formação inicial (Canoas/RS, 2006) a fim de verificar se estes utilizam e reconhecem os artigos científicos como material didático para as aulas de ciências. Também foi realizado um curso de formação de professores onde foi proposta uma metodologia de uso de artigos, que foi testada e avaliada junto a alunos do ensino médio (Parobé, 2007), procurando verificar se este material favorece a ampliação da alfabetização científica dos alunos. Inicialmente, os resultados obtidos com os professores demonstraram as estratégias didáticas que estes utilizavam isso serviu para a construção da metodologia proposta neste trabalho. A etapa que se realizou na escola possibilitou ao pesquisador verificar o desempenho dos alunos nas aulas, especialmente no que diz respeito a críticas e opiniões sobre assuntos polêmicos relacionados ao ambiente que não são abordados de forma ampla nas aulas, mas que fazem parte do cotidiano dos alunos na sociedade. Esta etapa permitiu que o método de uso de artigos fosse testado em um ambiente de sala de aula comparado com outras formas de ensino, a fim de verificar a eficácia desta metodologia bem como aperfeiçoá-la se necessário. As respostas dos alunos foram analisadas procurando observar o nível de argumentação e discussão dos alunos quanto ao tema. Foi verificado um argumento significativo da participação dos alunos, onde foi possível articular o conteúdo abordado nos textos com as informações do cotidiano dos alunos. Foi favorecida também a leitura e interpretação de textos científicos, a busca e análise de informações, a discussão e confronto de idéias, a tomada de decisões individuais e coletivas para a resolução de problemas reais. Esta perspectiva também valorizou o trabalho em grupo e promoveu um amplo entendimento sobre a natureza das atividades científica e tecnológica e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia. O ensino de ciências na perspectiva CTS valorizou as situações do cotidiano ao abordar problemas reais da comunidade. O ensino voltado para CTS favoreceu os alunos no sentido de propiciar a alfabetização científica dos mesmos, além de ter estimulado o pensamento crítico.
A utilização de artigos científicos para a construção de uma estratégia didática orientada na perspectiva da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) representa uma ferramenta importante para a alfabetização científica. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi verificar se o uso de artigos científicos como recurso didático auxilia o aluno na compreensão das ciências e possibilita o processo de alfabetização científica. Foram entrevistados professores em exercício da docência (Parobé/RS, 2007) e em processo de formação inicial (Canoas/RS, 2006) a fim de verificar se estes utilizam e reconhecem os artigos científicos como material didático para as aulas de ciências. Também foi realizado um curso de formação de professores onde foi proposta uma metodologia de uso de artigos, que foi testada e avaliada junto a alunos do ensino médio (Parobé, 2007), procurando verificar se este material favorece a ampliação da alfabetização científica dos alunos. Inicialmente, os resultados obtidos com os professores demonstraram as estratégias didáticas que estes utilizavam isso serviu para a construção da metodologia proposta neste trabalho. A etapa que se realizou na escola possibilitou ao pesquisador verificar o desempenho dos alunos nas aulas, especialmente no que diz respeito a críticas e opiniões sobre assuntos polêmicos relacionados ao ambiente que não são abordados de forma ampla nas aulas, mas que fazem parte do cotidiano dos alunos na sociedade. Esta etapa permitiu que o método de uso de artigos fosse testado em um ambiente de sala de aula comparado com outras formas de ensino, a fim de verificar a eficácia desta metodologia bem como aperfeiçoá-la se necessário. As respostas dos alunos foram analisadas procurando observar o nível de argumentação e discussão dos alunos quanto ao tema. Foi verificado um argumento significativo da participação dos alunos, onde foi possível articular o conteúdo abordado nos textos com as informações do cotidiano dos alunos. Foi favorecida também a leitura e interpretação de textos científicos, a busca e análise de informações, a discussão e confronto de idéias, a tomada de decisões individuais e coletivas para a resolução de problemas reais. Esta perspectiva também valorizou o trabalho em grupo e promoveu um amplo entendimento sobre a natureza das atividades científica e tecnológica e sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia. O ensino de ciências na perspectiva CTS valorizou as situações do cotidiano ao abordar problemas reais da comunidade. O ensino voltado para CTS favoreceu os alunos no sentido de propiciar a alfabetização científica dos mesmos, além de ter estimulado o pensamento crítico.
Palavras Chave
CTS; Alfabetização Científica; Proposta de Ensino; Artigos Científicos.
CTS; Alfabetização Científica; Proposta de Ensino; Artigos Científicos.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos
Conteúdo-Método, Recursos Didáticos