Conhecimento básico de genética: concluintes do ensino médio e graduandos de ciências biológicas
Título
Conhecimento básico de genética: concluintes do ensino médio e graduandos de ciências biológicas
Conhecimento básico de genética: concluintes do ensino médio e graduandos de ciências biológicas
Autor
Luciano Rogerio Destro Giacoia
Luciano Rogerio Destro Giacoia
Orientação
Jehud Bortolozzi
Jehud Bortolozzi
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2006
2006
Cidade / UF
Bauru/SP
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
A Genética é uma ciência em constante evolução e vem sendo alvo de interesse pela mídia. Com os avanços evidenciados na genética no nosso dia a dia, o sistema educacional brasileiro tem necessidade de adequar-se à realidade, aproximando a escola dos novos conceitos. Assim, tendo em vista a importância da genética para a alfabetização cientifica dos alunos, o objetivo do presente trabalho foi, através de uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de questionários, verificar qual o conhecimento mínimo de genética básica dos concluintes do Ensino Médio, e também dos graduandos de Ciências Biológicas dos anos de 2004 e 2005 que ainda não haviam cursado a disciplina de genética. De acordo com o exposto no presente trabalho, fica evidente e indiscutível, a importância da melhoria das técnicas de ensino da genética. Os alunos do Ensino Médio demonstraram certa dificuldade para trabalhar questões que exigem estruturação das respostas, os mesmos procuraram respondê-las da maneira mais simples possível e com o mínimo de palavras, prejudicando muitas vezes o entendimento de seus textos. Os conteúdos abordados mostraram-se em alguns casos, desconhecidos pela maioria devido à quantidade de alunos que deixaram de responder a algumas questões básicas, tais como Leis de Mendel, mitose e meiose, herança e sexo, teoria cromossômica e herança biológica. Com relação aos graduandos de Ciências Biológicas, a aprendizagem de genética encontra-se também, longe de ser satisfatória, visto que os mesmos já passaram pelo vestibular, que é considerado um processo de seleção conteudista, esperando-se, portanto, uma melhor compreensão sobre a genética básica. As diferenças encontradas entre os três grupos analisados (concluintes do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas dos anos de 2004 e 2005) não são significativas e devem-se apenas ao motivo dos graduandos de Ciências Biológicas, aqui analisados, já terem passado pela disciplina de Biologia Celular e Embriologia, tendo assim um conhecimento mais apurado sobre: genes, divisão celular e teoria cromossômica, e mesmo assim não os destacam nesses conteúdos, pois após já terem estudado-os na graduação, o conhecimento dos mesmos não são satisfatórios, nos preocupa, pois esses serão futuros professores do Ensino Fundamental e Médio. O presente trabalho levanta a necessidade de continuação da pesquisa, mais precisamente com relação à formação dos professores e principalmente quanto as estratégias de ensino utilizadas pelos mesmos, tendo como intuito propor melhoras para o processo de ensino-aprendizagem, não só na área da genética, como da biologia em geral.
A Genética é uma ciência em constante evolução e vem sendo alvo de interesse pela mídia. Com os avanços evidenciados na genética no nosso dia a dia, o sistema educacional brasileiro tem necessidade de adequar-se à realidade, aproximando a escola dos novos conceitos. Assim, tendo em vista a importância da genética para a alfabetização cientifica dos alunos, o objetivo do presente trabalho foi, através de uma pesquisa qualitativa, com o auxílio de questionários, verificar qual o conhecimento mínimo de genética básica dos concluintes do Ensino Médio, e também dos graduandos de Ciências Biológicas dos anos de 2004 e 2005 que ainda não haviam cursado a disciplina de genética. De acordo com o exposto no presente trabalho, fica evidente e indiscutível, a importância da melhoria das técnicas de ensino da genética. Os alunos do Ensino Médio demonstraram certa dificuldade para trabalhar questões que exigem estruturação das respostas, os mesmos procuraram respondê-las da maneira mais simples possível e com o mínimo de palavras, prejudicando muitas vezes o entendimento de seus textos. Os conteúdos abordados mostraram-se em alguns casos, desconhecidos pela maioria devido à quantidade de alunos que deixaram de responder a algumas questões básicas, tais como Leis de Mendel, mitose e meiose, herança e sexo, teoria cromossômica e herança biológica. Com relação aos graduandos de Ciências Biológicas, a aprendizagem de genética encontra-se também, longe de ser satisfatória, visto que os mesmos já passaram pelo vestibular, que é considerado um processo de seleção conteudista, esperando-se, portanto, uma melhor compreensão sobre a genética básica. As diferenças encontradas entre os três grupos analisados (concluintes do Ensino Médio e graduandos de Ciências Biológicas dos anos de 2004 e 2005) não são significativas e devem-se apenas ao motivo dos graduandos de Ciências Biológicas, aqui analisados, já terem passado pela disciplina de Biologia Celular e Embriologia, tendo assim um conhecimento mais apurado sobre: genes, divisão celular e teoria cromossômica, e mesmo assim não os destacam nesses conteúdos, pois após já terem estudado-os na graduação, o conhecimento dos mesmos não são satisfatórios, nos preocupa, pois esses serão futuros professores do Ensino Fundamental e Médio. O presente trabalho levanta a necessidade de continuação da pesquisa, mais precisamente com relação à formação dos professores e principalmente quanto as estratégias de ensino utilizadas pelos mesmos, tendo como intuito propor melhoras para o processo de ensino-aprendizagem, não só na área da genética, como da biologia em geral.
Palavras Chave
ensino de genética; ensino de ciências; pesquisa qualitativa
ensino de genética; ensino de ciências; pesquisa qualitativa
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor