A contextualização no ensino de Biologia: um estudo com professores de escolas da rede pública estadual do município de Criciúma - SC.
Título
A contextualização no ensino de Biologia: um estudo com professores de escolas da rede pública estadual do município de Criciúma - SC.
A contextualização no ensino de Biologia: um estudo com professores de escolas da rede pública estadual do município de Criciúma - SC.
Educação Científica e Tecnológica
Autor
Maristela Gonçalves Giassi
Maristela Gonçalves Giassi
Orientação
Edmundo Carlos de Moraes
Edmundo Carlos de Moraes
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e
Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho tem como objetivo geral “Investigar as contribuições do ensino de biologia na construção de um conhecimento que possibilite ao aluno e ao professor compreender e explorar a realidade em que vivem capacitando-os a transitar entre o conhecimento científico e as peculiaridades do mundo que os cerca”. Procura analisar como os professores de Biologia de Criciúma – SC lidam com a contextualização do Ensino e discute como essa forma de Ensino é compreendida por eles. Para isso usamos uma metodologia de cunho qualitativo que acontece em três momentos: o primeiro se caracteriza por um levantamento de trabalhos sobre ensino de Biologia contextualizado apresentados em encontros científicos da área. No segundo momento, é aplicado um questionário a todos os professores de Biologia da Rede Estadual de Ensino de Criciúma - SC que estavam na ativa. A partir dele, foi selecionado um grupo de 10 professores que passam a configurar o terceiro momento caracterizado pela realização de uma entrevista semi-estruturada com esses professores. As analises apontam que os professores procuram trabalhar de modo contextualizado, contudo percebe-se uma preocupação maior com o aprendizado dos conteúdos escolares dos alunos em detrimento da realidade de seu contexto de vida. Os professores indicam que existem fatores como o tempo para preparar as aulas, o número reduzido de aulas, a falta de recursos nas escolas, desinteresse e a desmotivação dos alunos, que dificultam a realização de um ensino contextualizado. Os resultados deste estudo sugerem que, um dos fatores que contribui para as dificuldades encontradas pelos professores é o atual paradigma educacional, pois esse dificulta a percepção das relações que existem entre os elementos que compõe o nosso mundo e conseqüentemente a identificação e a compreensão do contexto. Como uma possibilidade para se enfrentar essa situação esta pesquisa indica a Abordagem Relacional como uma estratégia educacional, tanto na formação inicial, como continuada dos professores.
Este trabalho tem como objetivo geral “Investigar as contribuições do ensino de biologia na construção de um conhecimento que possibilite ao aluno e ao professor compreender e explorar a realidade em que vivem capacitando-os a transitar entre o conhecimento científico e as peculiaridades do mundo que os cerca”. Procura analisar como os professores de Biologia de Criciúma – SC lidam com a contextualização do Ensino e discute como essa forma de Ensino é compreendida por eles. Para isso usamos uma metodologia de cunho qualitativo que acontece em três momentos: o primeiro se caracteriza por um levantamento de trabalhos sobre ensino de Biologia contextualizado apresentados em encontros científicos da área. No segundo momento, é aplicado um questionário a todos os professores de Biologia da Rede Estadual de Ensino de Criciúma - SC que estavam na ativa. A partir dele, foi selecionado um grupo de 10 professores que passam a configurar o terceiro momento caracterizado pela realização de uma entrevista semi-estruturada com esses professores. As analises apontam que os professores procuram trabalhar de modo contextualizado, contudo percebe-se uma preocupação maior com o aprendizado dos conteúdos escolares dos alunos em detrimento da realidade de seu contexto de vida. Os professores indicam que existem fatores como o tempo para preparar as aulas, o número reduzido de aulas, a falta de recursos nas escolas, desinteresse e a desmotivação dos alunos, que dificultam a realização de um ensino contextualizado. Os resultados deste estudo sugerem que, um dos fatores que contribui para as dificuldades encontradas pelos professores é o atual paradigma educacional, pois esse dificulta a percepção das relações que existem entre os elementos que compõe o nosso mundo e conseqüentemente a identificação e a compreensão do contexto. Como uma possibilidade para se enfrentar essa situação esta pesquisa indica a Abordagem Relacional como uma estratégia educacional, tanto na formação inicial, como continuada dos professores.
Palavras Chave
Professores; Contextualização; Currículo.
Professores; Contextualização; Currículo.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor