Aulas de laboratório usando material experimental conceitual
Título
Aulas de laboratório usando material experimental conceitual
Aulas de laboratório usando material experimental conceitual
Ensino de Ciências
Autor
Víctor Ayma Giraldo
Víctor Ayma Giraldo
Orientação
Noberto Cardoso Ferreira
Noberto Cardoso Ferreira
Instituição
USP
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Instituto de Física e Faculdade de Educação
Ano
1996
1996
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Analisa o ensino-aprendizagem habitual realizado nas aulas de laboratório que são dadas para a disciplina de Física Básica no Departamento Acadêmico de Física da Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco. Estuda uma proposta significativo-epistemológica para as aulas de laboratório, que se baseia na utilização de um material educativo elaborado com perspectivas construtivistas, ao qual se denomina de Material Experimental Conceitual. Examina aprendizagem significativa, assim como a aprendizagem sobre a natureza e prática da ciência que adquirem os alunos sob estes dois enfoques, utilizando para tal fim as Ferramentas Metacognitivas. Apresenta a elaboração do Material Experimental Conceitual para realizar um experimento sobre Movimento Oscilatório, bem como os resultados da sua utilização nas aulas de laboratório.
Analisa o ensino-aprendizagem habitual realizado nas aulas de laboratório que são dadas para a disciplina de Física Básica no Departamento Acadêmico de Física da Universidad Nacional San Antonio Abad del Cusco. Estuda uma proposta significativo-epistemológica para as aulas de laboratório, que se baseia na utilização de um material educativo elaborado com perspectivas construtivistas, ao qual se denomina de Material Experimental Conceitual. Examina aprendizagem significativa, assim como a aprendizagem sobre a natureza e prática da ciência que adquirem os alunos sob estes dois enfoques, utilizando para tal fim as Ferramentas Metacognitivas. Apresenta a elaboração do Material Experimental Conceitual para realizar um experimento sobre Movimento Oscilatório, bem como os resultados da sua utilização nas aulas de laboratório.
Palavras Chave
Laboratório Didático; Aprendizagem Significativa; Ferramentas Metacognitivas; Ensino-Aprendizagem.
Laboratório Didático; Aprendizagem Significativa; Ferramentas Metacognitivas; Ensino-Aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método