O ensino da óptica e as concepções sobre luz e visão

Título
O ensino da óptica e as concepções sobre luz e visão
Multi-unidades - Ensino de Ciências
Autor
José Paulo Gircoreano
Orientação
Jesuína Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Física
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O ensino da Óptica nas escolas de segundo grau normalmente se fundamenta no conteúdo da chamada óptica geométrica. Nesse contexto, as leis da reflexão e da refração e o formalismo associado são aplicados para a solução de problemas padrão. Por outro lado, os estudantes têm um modelo de luz e visão diferente do modelo científico que está na base do formalismo. Este trabalho propõe uma seqüência de atividades de sala de aula com o objetivo de colocar em discussão as concepções espontâneas dos estudantes e possibilitar a mudança conceitual. Ao mesmo tempo, o formalismo aplicado à solução de problemas adquire significado em uma nova concepção de luz e visão. O conceito de imagem e a função do olho para a visão são discutidos com uma abordagem que caracteriza a luz e sua interação com os objetos.
Palavras Chave
Óptica; Concepções Espontâneas; Sequência de Atividades

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos