A educação nutricional para a prevenção da obesidade infantil em uma instituição particular de ensino do município de Bauru-SP
Título
A educação nutricional para a prevenção da obesidade infantil em uma instituição particular de ensino do município de Bauru-SP
A educação nutricional para a prevenção da obesidade infantil em uma instituição particular de ensino do município de Bauru-SP
Saúde; Nutrição
Autor
Larissa Segala Gobbi
Larissa Segala Gobbi
Orientação
Rodolpho
Rodolpho
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Ano
2005
2005
Cidade / UF
Araraquara/SP
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
Nesse trabalho foi realizado um processo de educação nutricional com os pré-escolares de uma instituição particular de ensino, do município de Bauru, SP, no intuito de prevenir o surgimento da obesidade infantil. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa em saúde, e os seus respectivos instrumentos: análise documental, observação participante e reuniões de grupo. A amostragem foi composta por 33 pré-escolares, com idade entre 3 a 6 anos. Foi realizado um trabalho de educação nutricional pautado na concepção de educação problematizadora de Paulo Freire. Os 20 encontros, realizados semanalmente no decorrer do ano letivo de 2003, proporcionaram aos pré-escolares a exposição de seus pensamentos mais íntimos, e, consequentemente, o aparecimento das concepções sobre a obesidade em sua forma mais rude. O estigma social do obeso emergiu como tema principal. Ao final do processo educativo, foi realizado um encontro com os pais e/ou responsáveis dos pré-escolares, para que seus pensamentos tivessem vez e voz. Nessa etapa observou-se um certo desinteresse, e a esperança na resolução espontânea na existência de um problema maior: a obesidade. O maior desafio desta pesquisa configurou-se na participação dos pais durante todo o seu desenvolvimento. Conclui-se que o processo de construção de conhecimentos, mediado pela educação nutricional problematizadora, em instituições particulares de ensino, desde tenra idade, é o caminho para o alcance da tão sonhada qualidade de vida, na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Nesse trabalho foi realizado um processo de educação nutricional com os pré-escolares de uma instituição particular de ensino, do município de Bauru, SP, no intuito de prevenir o surgimento da obesidade infantil. A metodologia utilizada foi a da pesquisa qualitativa em saúde, e os seus respectivos instrumentos: análise documental, observação participante e reuniões de grupo. A amostragem foi composta por 33 pré-escolares, com idade entre 3 a 6 anos. Foi realizado um trabalho de educação nutricional pautado na concepção de educação problematizadora de Paulo Freire. Os 20 encontros, realizados semanalmente no decorrer do ano letivo de 2003, proporcionaram aos pré-escolares a exposição de seus pensamentos mais íntimos, e, consequentemente, o aparecimento das concepções sobre a obesidade em sua forma mais rude. O estigma social do obeso emergiu como tema principal. Ao final do processo educativo, foi realizado um encontro com os pais e/ou responsáveis dos pré-escolares, para que seus pensamentos tivessem vez e voz. Nessa etapa observou-se um certo desinteresse, e a esperança na resolução espontânea na existência de um problema maior: a obesidade. O maior desafio desta pesquisa configurou-se na participação dos pais durante todo o seu desenvolvimento. Conclui-se que o processo de construção de conhecimentos, mediado pela educação nutricional problematizadora, em instituições particulares de ensino, desde tenra idade, é o caminho para o alcance da tão sonhada qualidade de vida, na adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.
Palavras Chave
Educação Nutricional; Obesidade; Ed. Infantil; Educação em Saúde.
Educação Nutricional; Obesidade; Ed. Infantil; Educação em Saúde.
Classificações
Nível escolar
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil, Educação Infantil
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Conteúdo-Método
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