A Construção doconhecimento químico por estratégias de resolução de problemas.
Título
A Construção doconhecimento químico por estratégias de resolução de problemas.
A Construção doconhecimento químico por estratégias de resolução de problemas.
Autor
Mara Elisângela Jappe Goi
Mara Elisângela Jappe Goi
Orientação
Flavia Maria Teixeira dos Santos
Flavia Maria Teixeira dos Santos
Instituição
ULBRA
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
Neste texto desenvolvemos uma abordagem que envolve aspectos das interações entre professores, alunos e a pesquisadora, em sala de aula e laboratório, com o objetivo de trazer contribuições significativas para o Ensino e a Aprendizagem da Química. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica que permite uma razoável compreensão sobre as diferentes correntes e pontos de vista relacionados à Resolução de Problemas, ao conteúdo de Ácido-Base e ao Ensino experimental. Esta pesquisa foi implementada em três escolas da grande Porto Alegre-RS e abrangeu 5 turmas da 1ª Serie do Ensino Médio, nos meses de maio a novembro de 2003. Os dados obtidos por meio das filmagens das aulas, questionários e relatórios escritos e as análises realizadas indicaram que várias deficiências tornam o ensino experimental tradicional pouco eficiente e que a Resolução de Problemas pode contribuir para a estruturação das atividades práticas. Essas atividades potencializam a interatividade dos estudantes, colocando em prática habilidades cognitivas (estruturação dos problemas, construção de estratégias para solucionar as problemáticas, extrapolação das situações, etc.), metacognitivas e sociais (trabalho em grupo, enculturação científica, etc.).
Neste texto desenvolvemos uma abordagem que envolve aspectos das interações entre professores, alunos e a pesquisadora, em sala de aula e laboratório, com o objetivo de trazer contribuições significativas para o Ensino e a Aprendizagem da Química. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica que permite uma razoável compreensão sobre as diferentes correntes e pontos de vista relacionados à Resolução de Problemas, ao conteúdo de Ácido-Base e ao Ensino experimental. Esta pesquisa foi implementada em três escolas da grande Porto Alegre-RS e abrangeu 5 turmas da 1ª Serie do Ensino Médio, nos meses de maio a novembro de 2003. Os dados obtidos por meio das filmagens das aulas, questionários e relatórios escritos e as análises realizadas indicaram que várias deficiências tornam o ensino experimental tradicional pouco eficiente e que a Resolução de Problemas pode contribuir para a estruturação das atividades práticas. Essas atividades potencializam a interatividade dos estudantes, colocando em prática habilidades cognitivas (estruturação dos problemas, construção de estratégias para solucionar as problemáticas, extrapolação das situações, etc.), metacognitivas e sociais (trabalho em grupo, enculturação científica, etc.).
Palavras Chave
resolução de probelmas, ensino de química, ensino médio
resolução de probelmas, ensino de química, ensino médio
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método