A Construção doconhecimento químico por estratégias de resolução de problemas.

Título
A Construção doconhecimento químico por estratégias de resolução de problemas.
Autor
Mara Elisângela Jappe Goi
Orientação
Flavia Maria Teixeira dos Santos
Instituição
ULBRA
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2004
/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Neste texto desenvolvemos uma abordagem que envolve aspectos das interações entre professores, alunos e a pesquisadora, em sala de aula e laboratório, com o objetivo de trazer contribuições significativas para o Ensino e a Aprendizagem da Química. Nesse sentido, realizamos uma revisão bibliográfica que permite uma razoável compreensão sobre as diferentes correntes e pontos de vista relacionados à Resolução de Problemas, ao conteúdo de Ácido-Base e ao Ensino experimental. Esta pesquisa foi implementada em três escolas da grande Porto Alegre-RS e abrangeu 5 turmas da 1ª Serie do Ensino Médio, nos meses de maio a novembro de 2003. Os dados obtidos por meio das filmagens das aulas, questionários e relatórios escritos e as análises realizadas indicaram que várias deficiências tornam o ensino experimental tradicional pouco eficiente e que a Resolução de Problemas pode contribuir para a estruturação das atividades práticas. Essas atividades potencializam a interatividade dos estudantes, colocando em prática habilidades cognitivas (estruturação dos problemas, construção de estratégias para solucionar as problemáticas, extrapolação das situações, etc.), metacognitivas e sociais (trabalho em grupo, enculturação científica, etc.).
Palavras Chave
resolução de probelmas, ensino de química, ensino médio

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Química
Foco Temático
Conteúdo-Método