Uma investigação sobre a aprendizagem dos conceitos de evidência no laboratório escolar.
Título
Uma investigação sobre a aprendizagem dos conceitos de evidência no laboratório escolar.
Uma investigação sobre a aprendizagem dos conceitos de evidência no laboratório escolar.
Autor
Alessandro Damasio Trani Gomes
Alessandro Damasio Trani Gomes
Orientação
Antônio Tarciso Borges
Antônio Tarciso Borges
Instituição
UFMG
UFMG
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2009
2009
Cidade / UF
Belo Horizonte/MG
Belo Horizonte/MG
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Essa tese retoma a discussão sobre as atividades práticas realizadas no laboratório escolar e o que os estudantes podem aprender ao realizá-las. Propomos que conhecimento procedimental mobilizado pelos estudantes durante a realização de uma atividade prática seja composto por habilidades manuais e técnicas práticas, além de diversos conceitos que influenciam suas ações. Esses ‘conceitos de evidência’ referem-se aos conceitos, raciocínios e habilidades necessárias para, além de se coletar dados confiáveis e válidos, organizá-los, tratá-los e interpretá-los apropriadamente para serem utilizados na avaliação de evidências, hipóteses e explicações. O objetivo desse trabalho é compreender como se desenvolve a compreensão dos estudantes sobre o processo de experimentação e suas habilidades em resolver problemas práticos. Também estamos interessados em identificar como o pensamento epistemológico e a compreensão dos estudantes sobre a natureza da ciência e do conhecimento científico se desenvolvem ao longo de um ano letivo no qual serão desenvolvidas atividades específicas, integralizadas ao currículo normal de Física. Participaram da pesquisa 250 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública federal. Este estudo foi desenhado utilizando-se a estratégia do pré/pós-teste e acompanhamento de várias atividades. Vários instrumentos de lápis e papel foram desenvolvidos e aplicados nas semanas iniciais do ano letivo. Tais instrumentos eram compostos por questionários com questões abertas e fechadas, questionário tipo Likert e testes específicos. As atividades de duas turmas foram acompanhadas, com registro em vídeo das atividades práticas realizadas por grupos de estudantes. Alguns estudantes foram entrevistados individualmente e outros em grupo. Podemos afirmar que, de forma geral, as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de uma compreensão mais sofisticada dos conceitos de evidências, pois, em toda a análise, o desempenho dos estudantes no pós-teste foi superior ao do pré-teste, embora em alguns itens analisados as diferenças não fossem estatisticamente significantes. Porém, poucas modificações puderam ser identificadas entre o pré e o pós-teste sobre as concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência. Com base nesses e nos demais resultados obtidos, discutimos as implicações educacionais da pesquisa para o ensino de ciências e apontamos novas possibilidades de pesquisa na área.
Essa tese retoma a discussão sobre as atividades práticas realizadas no laboratório escolar e o que os estudantes podem aprender ao realizá-las. Propomos que conhecimento procedimental mobilizado pelos estudantes durante a realização de uma atividade prática seja composto por habilidades manuais e técnicas práticas, além de diversos conceitos que influenciam suas ações. Esses ‘conceitos de evidência’ referem-se aos conceitos, raciocínios e habilidades necessárias para, além de se coletar dados confiáveis e válidos, organizá-los, tratá-los e interpretá-los apropriadamente para serem utilizados na avaliação de evidências, hipóteses e explicações. O objetivo desse trabalho é compreender como se desenvolve a compreensão dos estudantes sobre o processo de experimentação e suas habilidades em resolver problemas práticos. Também estamos interessados em identificar como o pensamento epistemológico e a compreensão dos estudantes sobre a natureza da ciência e do conhecimento científico se desenvolvem ao longo de um ano letivo no qual serão desenvolvidas atividades específicas, integralizadas ao currículo normal de Física. Participaram da pesquisa 250 alunos do 1º ano do ensino médio de uma escola pública federal. Este estudo foi desenhado utilizando-se a estratégia do pré/pós-teste e acompanhamento de várias atividades. Vários instrumentos de lápis e papel foram desenvolvidos e aplicados nas semanas iniciais do ano letivo. Tais instrumentos eram compostos por questionários com questões abertas e fechadas, questionário tipo Likert e testes específicos. As atividades de duas turmas foram acompanhadas, com registro em vídeo das atividades práticas realizadas por grupos de estudantes. Alguns estudantes foram entrevistados individualmente e outros em grupo. Podemos afirmar que, de forma geral, as atividades desenvolvidas contribuíram para o desenvolvimento de uma compreensão mais sofisticada dos conceitos de evidências, pois, em toda a análise, o desempenho dos estudantes no pós-teste foi superior ao do pré-teste, embora em alguns itens analisados as diferenças não fossem estatisticamente significantes. Porém, poucas modificações puderam ser identificadas entre o pré e o pós-teste sobre as concepções dos estudantes sobre a natureza da ciência. Com base nesses e nos demais resultados obtidos, discutimos as implicações educacionais da pesquisa para o ensino de ciências e apontamos novas possibilidades de pesquisa na área.
Palavras Chave
conceitos de evidência no laboratório escolar.
conceitos de evidência no laboratório escolar.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
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