A hipermídia no ensino de Física facilitando a construção de conceitos de mecânica básica.

Título
A hipermídia no ensino de Física facilitando a construção de conceitos de mecânica básica.
Autor
Flávia Rezende dos Santos Gomes
Orientação
Vera Maria Ferrão Candau
Instituição
PUC-RJ
Grau de Titulação
Doutorado
Ano
1996
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
O objetivo foi desenvolver e avaliar um sistema hipermídia para lidar com dificuldades conceituais de calouros universitários em mecânica básica. Para tal, em 1995, foi aplicado aos alunos do Curso de Introdução a Física, um teste composto de questões objetivas cujas opções "erradas" colocam em evidência os resultados das pesquisas em concepções espontâneas nessa área. Dessa forma, foram caracterizadas as concepções que servem como ponto de partida para a tour guiada de um sistema hipermídia, que simula a discussões qualitativa de situações físicas procurando modelar elementos teóricos da proposta de desenvolvimento conceitual de Di Sessa. O sistema, denominado de Força e Movimento, comporta também a navegação não-linear na qual os estudantes escolhem livremente o caminho, visitando páginas sobre situações físicas, conceitos da mecânica e leis de Newton. Em 1996, um grupo de estudantes do curso mencionado utilizou o sistema "Força e Movimento" sob condições sistematizadas e todo o processo foi registrado. Foi possível chegar a algumas conclusões sobre as dificuldades conceituais que eles apresentam, o papel que a interação com o sistema poderia desempenhar no processo de reestruturação das concepções dos estudantes e que aspectos do sistema poderiam ser aperfeiçoados para torná-lo um instrumento mais eficiente em contribuir para a reestruturação conceitual dos estudantes em mecânica básica.
Palavras Chave
Avaliação; Física; Recursos; Computador.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Recursos Didáticos