Uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau (quinta a oitava séries): os conceitos fundamentais como geradores do conhecimento científico.
Título
Uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau (quinta a oitava séries): os conceitos fundamentais como geradores do conhecimento científico.
Uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau (quinta a oitava séries): os conceitos fundamentais como geradores do conhecimento científico.
Educação
Autor
José Amâncio Gomes
José Amâncio Gomes
Orientação
Maria Aparecida Coria Sabini
Maria Aparecida Coria Sabini
Instituição
UNESP
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1996
1996
Cidade / UF
Marília/SP
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Estadual
Resumo
É um estudo analítico-descritivo do desenvolvimento e da aplicação de uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau, baseada nos conceitos fundamentais das Ciências Naturais e nos conceitos espontâneos que já estão disponíveis na estrutura cognitiva dos alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram seis professores de Ciências da rede pública de ensino de primeiro grau e 127 alunos de uma escola de primeiro e segundo graus da Segunda Delegacia de Ensino de São José do Rio Preto, SP. Para a coleta de dados foram utilizadas duas entrevistas com os professores, a primeira antes e a segunda depois dessa intervenção e uma para os alunos, realizada antes da intervenção. Para o trabalho prático em sala de aula, foram programadas três atividades, aplicadas pelo próprio pesquisador. Os dados coletados através das entrevistas e dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula sob a orientação do pesquisador, permitiram concluir: a) as aulas, de um modo geral, se baseavam no livro didático, com explicações verbais pelo professor; b) os professores utilizam questionários como exercício de fixação, dispensando a parte prática; c) os professores não tinham opinião a respeito dos conceitos espontâneos; d) os professores não conseguem estabelecer diferenças entre conceitos e conteúdos; e) a abordagem dominante do processo ensino-aprendizagem era a tradicional (livro didático e inúmeros questionários); f) a participação dos alunos nas aulas se restringia a responder questionários ou fazer exposições orais de trechos memorizados; g) não há iniciativa ou criatividade, quer por parte dos professores ou por parte dos alunos; h) o ensino de Ciências não cumpre seus objetivos voltados para a criatividade, a experiência cotidiana, a consciência crítica e a participação na vida cotidiana; i) os professores, após a intervenção do pesquisador durante todo o ano letivo, passaram a entender o significado dos conceitos espontâneos, bem como sua importância para o aprendizado dos conceitos científicos; j) a proposta de ensino de Ciências a partir dos conceitos espontâneos e fundamentais se mostrou bastante eficiente e interessante; l) os alunos e os professores participaram com muito entusiasmo e atenção das atividades desenvolvidas em sala de aula pelo pesquisador, como podemos notar pelos textos e desenhos produzidos ao final de cada uma das atividades. A partir desses resultados, são feitas algumas recomendações para outros estudos que podem ser realizados com a finalidade de se testar e adequar outras atividades, para o ensino de Ciências, com base nos conceitos fundamentais. Pode-se ainda testar um projeto mais abrangente, que desenvolva e analise propostas de avaliação do desempenho do aluno, segundo essa abordagem para o processo ensino-aprendizagem em Ciências no primeiro grau.
É um estudo analítico-descritivo do desenvolvimento e da aplicação de uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau, baseada nos conceitos fundamentais das Ciências Naturais e nos conceitos espontâneos que já estão disponíveis na estrutura cognitiva dos alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram seis professores de Ciências da rede pública de ensino de primeiro grau e 127 alunos de uma escola de primeiro e segundo graus da Segunda Delegacia de Ensino de São José do Rio Preto, SP. Para a coleta de dados foram utilizadas duas entrevistas com os professores, a primeira antes e a segunda depois dessa intervenção e uma para os alunos, realizada antes da intervenção. Para o trabalho prático em sala de aula, foram programadas três atividades, aplicadas pelo próprio pesquisador. Os dados coletados através das entrevistas e dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula sob a orientação do pesquisador, permitiram concluir: a) as aulas, de um modo geral, se baseavam no livro didático, com explicações verbais pelo professor; b) os professores utilizam questionários como exercício de fixação, dispensando a parte prática; c) os professores não tinham opinião a respeito dos conceitos espontâneos; d) os professores não conseguem estabelecer diferenças entre conceitos e conteúdos; e) a abordagem dominante do processo ensino-aprendizagem era a tradicional (livro didático e inúmeros questionários); f) a participação dos alunos nas aulas se restringia a responder questionários ou fazer exposições orais de trechos memorizados; g) não há iniciativa ou criatividade, quer por parte dos professores ou por parte dos alunos; h) o ensino de Ciências não cumpre seus objetivos voltados para a criatividade, a experiência cotidiana, a consciência crítica e a participação na vida cotidiana; i) os professores, após a intervenção do pesquisador durante todo o ano letivo, passaram a entender o significado dos conceitos espontâneos, bem como sua importância para o aprendizado dos conceitos científicos; j) a proposta de ensino de Ciências a partir dos conceitos espontâneos e fundamentais se mostrou bastante eficiente e interessante; l) os alunos e os professores participaram com muito entusiasmo e atenção das atividades desenvolvidas em sala de aula pelo pesquisador, como podemos notar pelos textos e desenhos produzidos ao final de cada uma das atividades. A partir desses resultados, são feitas algumas recomendações para outros estudos que podem ser realizados com a finalidade de se testar e adequar outras atividades, para o ensino de Ciências, com base nos conceitos fundamentais. Pode-se ainda testar um projeto mais abrangente, que desenvolva e analise propostas de avaliação do desempenho do aluno, segundo essa abordagem para o processo ensino-aprendizagem em Ciências no primeiro grau.
Palavras Chave
Ciências Naturais; Conceitos Espontâneos; Ensino-Aprendizagem.
Ciências Naturais; Conceitos Espontâneos; Ensino-Aprendizagem.
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método