Uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau (quinta a oitava séries): os conceitos fundamentais como geradores do conhecimento científico.

Título
Uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau (quinta a oitava séries): os conceitos fundamentais como geradores do conhecimento científico.
Educação
Autor
José Amâncio Gomes
Orientação
Maria Aparecida Coria Sabini
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Filosofia e Ciências
Ano
1996
Cidade / UF
Marília/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
É um estudo analítico-descritivo do desenvolvimento e da aplicação de uma proposta de ensino de Ciências para o primeiro grau, baseada nos conceitos fundamentais das Ciências Naturais e nos conceitos espontâneos que já estão disponíveis na estrutura cognitiva dos alunos. Os sujeitos dessa pesquisa foram seis professores de Ciências da rede pública de ensino de primeiro grau e 127 alunos de uma escola de primeiro e segundo graus da Segunda Delegacia de Ensino de São José do Rio Preto, SP. Para a coleta de dados foram utilizadas duas entrevistas com os professores, a primeira antes e a segunda depois dessa intervenção e uma para os alunos, realizada antes da intervenção. Para o trabalho prático em sala de aula, foram programadas três atividades, aplicadas pelo próprio pesquisador. Os dados coletados através das entrevistas e dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula sob a orientação do pesquisador, permitiram concluir: a) as aulas, de um modo geral, se baseavam no livro didático, com explicações verbais pelo professor; b) os professores utilizam questionários como exercício de fixação, dispensando a parte prática; c) os professores não tinham opinião a respeito dos conceitos espontâneos; d) os professores não conseguem estabelecer diferenças entre conceitos e conteúdos; e) a abordagem dominante do processo ensino-aprendizagem era a tradicional (livro didático e inúmeros questionários); f) a participação dos alunos nas aulas se restringia a responder questionários ou fazer exposições orais de trechos memorizados; g) não há iniciativa ou criatividade, quer por parte dos professores ou por parte dos alunos; h) o ensino de Ciências não cumpre seus objetivos voltados para a criatividade, a experiência cotidiana, a consciência crítica e a participação na vida cotidiana; i) os professores, após a intervenção do pesquisador durante todo o ano letivo, passaram a entender o significado dos conceitos espontâneos, bem como sua importância para o aprendizado dos conceitos científicos; j) a proposta de ensino de Ciências a partir dos conceitos espontâneos e fundamentais se mostrou bastante eficiente e interessante; l) os alunos e os professores participaram com muito entusiasmo e atenção das atividades desenvolvidas em sala de aula pelo pesquisador, como podemos notar pelos textos e desenhos produzidos ao final de cada uma das atividades. A partir desses resultados, são feitas algumas recomendações para outros estudos que podem ser realizados com a finalidade de se testar e adequar outras atividades, para o ensino de Ciências, com base nos conceitos fundamentais. Pode-se ainda testar um projeto mais abrangente, que desenvolva e analise propostas de avaliação do desempenho do aluno, segundo essa abordagem para o processo ensino-aprendizagem em Ciências no primeiro grau.
Palavras Chave
Ciências Naturais; Conceitos Espontâneos; Ensino-Aprendizagem.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método