Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) - A revista Ciência Hoje das Crianças como ferramenta para formação continuada de professores.

Título
Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) - A revista Ciência Hoje das Crianças como ferramenta para formação continuada de professores.
Autor
Márcia da Costa Gomes
Orientação
Débora Foguel
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2010
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
A reconhecida deficiência do ensino das ciências no Brasil foi comprovada pelo desempenho dos alunos na avaliação do PISA 2006 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), ocupando as últimas posições. O ensino das Ciências ainda é realizado de maneira teórica, utilizando pouca ou nenhuma atividade prática, tornando-o desinteressante para os alunos. No presente trabalho, realizamos uma investigação sobre a utilização da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) pelos professores através de questionário encartado na própria revista. Investigamos também, a utilização da CHC como ferramenta de ensino no curso para professores Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), nas cidades de Guarulhos e Rio de Janeiro. Observamos que os professores das três amostras destacam os mesmo problemas do cotidiano escolar, como falta de recursos, superlotação das salas e a ausência de acompanhamento familiar. Em relação ao uso CHC, à forma de utilização pelos professores que já conheciam a revista também é comum aos três grupos estudados, pois estes docentes faziam rodas de leituras ou pesquisas com a revista. Neste contexto, os professores, após participação no PCHAE aprendem a trabalhar com a revista de maneira diferenciada. Segundo o discurso dos professores, sua prática docente após o curso, tornou-se muito melhor, promovendo mudanças perceptíveis em seus alunos, que ficaram mais interessados, mais participativos, lendo e escrevendo melhor. O ensino de ciências também foi abordado na investigação e grande parte dos docentes acredita que laboratórios nas escolas melhorariam a prática desta disciplina, mas que há também a necessidade de capacitação para os professores. Assim, podemos concluir que só a inserção de novos materiais e recursos nas escolas, não cumprirá o papel de melhorar a qualidade do ensino sem o suporte necessário aos professores, nem garantir que este material ou recurso seja utilizado de formar proveitosa e enriquecedora.
Palavras Chave
ensino de Ciências, professores, Educação Científica.

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos