Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) - A revista Ciência Hoje das Crianças como ferramenta para formação continuada de professores.
Título
Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) - A revista Ciência Hoje das Crianças como ferramenta para formação continuada de professores.
Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE) - A revista Ciência Hoje das Crianças como ferramenta para formação continuada de professores.
Autor
Márcia da Costa Gomes
Márcia da Costa Gomes
Orientação
Débora Foguel
Débora Foguel
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2010
2010
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
A reconhecida deficiência do ensino das ciências no Brasil foi comprovada pelo desempenho dos alunos na avaliação do PISA 2006 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), ocupando as últimas posições. O ensino das Ciências ainda é realizado de maneira teórica, utilizando pouca ou nenhuma atividade prática, tornando-o desinteressante para os alunos. No presente trabalho, realizamos uma investigação sobre a utilização da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) pelos professores através de questionário encartado na própria revista. Investigamos também, a utilização da CHC como ferramenta de ensino no curso para professores Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), nas cidades de Guarulhos e Rio de Janeiro. Observamos que os professores das três amostras destacam os mesmo problemas do cotidiano escolar, como falta de recursos, superlotação das salas e a ausência de acompanhamento familiar. Em relação ao uso CHC, à forma de utilização pelos professores que já conheciam a revista também é comum aos três grupos estudados, pois estes docentes faziam rodas de leituras ou pesquisas com a revista. Neste contexto, os professores, após participação no PCHAE aprendem a trabalhar com a revista de maneira diferenciada. Segundo o discurso dos professores, sua prática docente após o curso, tornou-se muito melhor, promovendo mudanças perceptíveis em seus alunos, que ficaram mais interessados, mais participativos, lendo e escrevendo melhor. O ensino de ciências também foi abordado na investigação e grande parte dos docentes acredita que laboratórios nas escolas melhorariam a prática desta disciplina, mas que há também a necessidade de capacitação para os professores. Assim, podemos concluir que só a inserção de novos materiais e recursos nas escolas, não cumprirá o papel de melhorar a qualidade do ensino sem o suporte necessário aos professores, nem garantir que este material ou recurso seja utilizado de formar proveitosa e enriquecedora.
A reconhecida deficiência do ensino das ciências no Brasil foi comprovada pelo desempenho dos alunos na avaliação do PISA 2006 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), ocupando as últimas posições. O ensino das Ciências ainda é realizado de maneira teórica, utilizando pouca ou nenhuma atividade prática, tornando-o desinteressante para os alunos. No presente trabalho, realizamos uma investigação sobre a utilização da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC) pelos professores através de questionário encartado na própria revista. Investigamos também, a utilização da CHC como ferramenta de ensino no curso para professores Programa Ciência Hoje de Apoio à Educação (PCHAE), nas cidades de Guarulhos e Rio de Janeiro. Observamos que os professores das três amostras destacam os mesmo problemas do cotidiano escolar, como falta de recursos, superlotação das salas e a ausência de acompanhamento familiar. Em relação ao uso CHC, à forma de utilização pelos professores que já conheciam a revista também é comum aos três grupos estudados, pois estes docentes faziam rodas de leituras ou pesquisas com a revista. Neste contexto, os professores, após participação no PCHAE aprendem a trabalhar com a revista de maneira diferenciada. Segundo o discurso dos professores, sua prática docente após o curso, tornou-se muito melhor, promovendo mudanças perceptíveis em seus alunos, que ficaram mais interessados, mais participativos, lendo e escrevendo melhor. O ensino de ciências também foi abordado na investigação e grande parte dos docentes acredita que laboratórios nas escolas melhorariam a prática desta disciplina, mas que há também a necessidade de capacitação para os professores. Assim, podemos concluir que só a inserção de novos materiais e recursos nas escolas, não cumprirá o papel de melhorar a qualidade do ensino sem o suporte necessário aos professores, nem garantir que este material ou recurso seja utilizado de formar proveitosa e enriquecedora.
Palavras Chave
ensino de Ciências, professores, Educação Científica.
ensino de Ciências, professores, Educação Científica.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos