A Importância da Linguagem para a Compreensão de Conceitos de Física

Título
A Importância da Linguagem para a Compreensão de Conceitos de Física
Autor
Maria Cristina da Silva Gomes
Orientação
Cleomar Azevedo
Instituição
UNIFIEO
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2009
Cidade / UF
Osasco/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Nesta pesquisa pretendemos verificar como no ensino da disciplina Física a compreensão da palavra e seu significado interfere na aprendizagem do estudante de ensino médio.Trabalhamos, para a investigação, com duas turmas que finalizavam o ensino fundamental. A estes estudantes propusemos dois questionários para sondar como pensavam ou formulavam conceitos de tempo e movimento da Física Básica. Posteriormente entrevistamos parte desta amostra para, com a análise do discurso, comprovar ou refutar nossas hipóteses. Com estas intervenções pretendíamos constatar se o repertório linguístico restrito que o jovem estudante que ingressa no Ensino Médio possui é um fator que dificulta a aprendizagem de conceitos da Física Básica. Para a tarefa utilizamos inicialmente como fundamentação teórica as teorias de Vigotsky e Luria que explicam a relação entre pensamento e linguagem e as implicações do contexto social sobre o indivíduo na construção da linguagem e do conhecimento, perspectivas da psicopedagogia que explicam processos de aprendizagem, conforme Sara Pain. Consideramos ainda a teoria do vínculo segundo Pichon-Rivière complementada pelas considerações de Azevedo acerca das emoções no processo de aprendizagem, visto ter-se revelado durante a pesquisa a importância que deve ser dada à  qualidade da relação professor/aluno no processo ensino/aprendizagem.
Palavras Chave
Aprendizagem, Física, Mediação

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método