Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo energético
Título
Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo energético
Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo energético
Programa de Pós-graduação em Química Biológica
Autor
Marisa da Costa Gomes
Marisa da Costa Gomes
Orientação
Andrea Thompson da Poian
Andrea Thompson da Poian
Instituição
UFRJ
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Neste trabalho são fornecidos dados que contribuem para o melhor entendimento acerca do papel dos textos de Revistas de Divulgação Científica (RDC) no contexto do ensino de Ciências e elucidam seu potencial como ferramenta didática para o ensino dos temas Nutrição e Metabolismo Energético. Nossos resultados apontam que as revistas mais utilizadas em sala de aula, melhor qualificadas por professores de Ciências e Biologia e consideradas mais adequadas ao ensino dos referidos temas são: Ciência Hoje (CH), Superinteressante (CH), Scientific American Brasil (SAB) e Galileu. Constatamos que estes recursos configuram-se como importantes fontes de atualização, contextualização e visualização do conteúdo curricular relacionado aos temas. E suas respectivas utilizações encontram-se atreladas a critérios como a linguagem veiculada, adequação ao conteúdo abordado em sala de aula e nível de instrução dos alunos. Foi encontrada uma grande proporção de notícias sob a forma de artigos na CH (41%) e SAB (52%). Já na GAL e SUP, os artigos foram ausentes, porém este fator parece não limitar a utilização destas em sala de aula. Os textos das RDC como um todo, fazem referência mais freqüente a subtemas como BIOMOLÉCULAS (37%), NUTRIÇÃO (30%) e HÁBITOS (28%). Porém identificamos que na revista SUP e nos livros didáticos de Ciências e Biologia a abordagem da categoria PAPEL TERAPÊUTICO é ausente. Dessa forma, as revistas CH, GAL e SAB podem ser consideradas boas ferramentas auxiliares para o ensino deste assunto. E a SAB para o ensino do item REGULAÇÃO GÊNICA, pois apresenta 21% de informações que o abordam. Nossos resultados apontam para a necessidade de ampliação do oferecimento na escola de recursos alternativos e importantes como as revistas de divulgação científica.
Neste trabalho são fornecidos dados que contribuem para o melhor entendimento acerca do papel dos textos de Revistas de Divulgação Científica (RDC) no contexto do ensino de Ciências e elucidam seu potencial como ferramenta didática para o ensino dos temas Nutrição e Metabolismo Energético. Nossos resultados apontam que as revistas mais utilizadas em sala de aula, melhor qualificadas por professores de Ciências e Biologia e consideradas mais adequadas ao ensino dos referidos temas são: Ciência Hoje (CH), Superinteressante (CH), Scientific American Brasil (SAB) e Galileu. Constatamos que estes recursos configuram-se como importantes fontes de atualização, contextualização e visualização do conteúdo curricular relacionado aos temas. E suas respectivas utilizações encontram-se atreladas a critérios como a linguagem veiculada, adequação ao conteúdo abordado em sala de aula e nível de instrução dos alunos. Foi encontrada uma grande proporção de notícias sob a forma de artigos na CH (41%) e SAB (52%). Já na GAL e SUP, os artigos foram ausentes, porém este fator parece não limitar a utilização destas em sala de aula. Os textos das RDC como um todo, fazem referência mais freqüente a subtemas como BIOMOLÉCULAS (37%), NUTRIÇÃO (30%) e HÁBITOS (28%). Porém identificamos que na revista SUP e nos livros didáticos de Ciências e Biologia a abordagem da categoria PAPEL TERAPÊUTICO é ausente. Dessa forma, as revistas CH, GAL e SAB podem ser consideradas boas ferramentas auxiliares para o ensino deste assunto. E a SAB para o ensino do item REGULAÇÃO GÊNICA, pois apresenta 21% de informações que o abordam. Nossos resultados apontam para a necessidade de ampliação do oferecimento na escola de recursos alternativos e importantes como as revistas de divulgação científica.
Palavras Chave
Divulgação Científica; Nutrição; Metabolismo Energético; Ensino-Aprendizagem
Divulgação Científica; Nutrição; Metabolismo Energético; Ensino-Aprendizagem
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia, Geral
Biologia, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
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