Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo energético

Título
Revistas de divulgação científica: potencial para o ensino dos temas nutrição e metabolismo energético
Programa de Pós-graduação em Química Biológica
Autor
Marisa da Costa Gomes
Orientação
Andrea Thompson da Poian
Instituição
UFRJ
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto de Bioquímica Médica
Ano
2008
Cidade / UF
Rio de Janeiro/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Neste trabalho são fornecidos dados que contribuem para o melhor entendimento acerca do papel dos textos de Revistas de Divulgação Científica (RDC) no contexto do ensino de Ciências e elucidam seu potencial como ferramenta didática para o ensino dos temas Nutrição e Metabolismo Energético. Nossos resultados apontam que as revistas mais utilizadas em sala de aula, melhor qualificadas por professores de Ciências e Biologia e consideradas mais adequadas ao ensino dos referidos temas são: Ciência Hoje (CH), Superinteressante (CH), Scientific American Brasil (SAB) e Galileu. Constatamos que estes recursos configuram-se como importantes fontes de atualização, contextualização e visualização do conteúdo curricular relacionado aos temas. E suas respectivas utilizações encontram-se atreladas a critérios como a linguagem veiculada, adequação ao conteúdo abordado em sala de aula e nível de instrução dos alunos. Foi encontrada uma grande proporção de notícias sob a forma de artigos na CH (41%) e SAB (52%). Já na GAL e SUP, os artigos foram ausentes, porém este fator parece não limitar a utilização destas em sala de aula. Os textos das RDC como um todo, fazem referência mais freqüente a subtemas como BIOMOLÉCULAS (37%), NUTRIÇÃO (30%) e HÁBITOS (28%). Porém identificamos que na revista SUP e nos livros didáticos de Ciências e Biologia a abordagem da categoria PAPEL TERAPÊUTICO é ausente. Dessa forma, as revistas CH, GAL e SAB podem ser consideradas boas ferramentas auxiliares para o ensino deste assunto. E a SAB para o ensino do item REGULAÇÃO GÊNICA, pois apresenta 21% de informações que o abordam. Nossos resultados apontam para a necessidade de ampliação do oferecimento na escola de recursos alternativos e importantes como as revistas de divulgação científica.
Palavras Chave
Divulgação Científica; Nutrição; Metabolismo Energético; Ensino-Aprendizagem

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Biologia, Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos