Um Estudo da Modelagem Computacional Quantitativa Através de Estruturas Causais Básicas: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
Título
Um Estudo da Modelagem Computacional Quantitativa Através de Estruturas Causais Básicas: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
Um Estudo da Modelagem Computacional Quantitativa Através de Estruturas Causais Básicas: Um Estudo Exploratório com Estudantes do Ensino Médio.
Autor
Elias Gonçalves
Elias Gonçalves
Orientação
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Laércio Evandro Ferracioli da Silva
Instituição
UFES
UFES
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Vitória/ES
Vitória/ES
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este estudo exploratório investigou a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo Baseado na Metáfora de ícones STELLA, articulando fenômenos de interesse científico e relacionados ao cotidiano dos estudantes, conteúdos específicos de Ciências e atividades de modelagem expressiva, com alunos do ensino médio. Para o desenvolvimento do estudo foi elaborado um curso de curta duração com carga horária de 4 horas que consistiu de dois módulos. Os estudantes foram agrupados em duplas e as aulas ministradas para cada dupla em separado. O material utilizado no primeiro módulo era composto de informações básicas para medir e traçar um gráfico da temperatura da água durante o seu resfriamento e durou aproximadamente 1 hora; o segundo módulo era composto de uma Introdução ao Raciocínio em Nível de Sistemas e ao Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo STELLA onde os alunos desenvolveram atividades de modelagem expressiva sobre estruturas causais básicas e sobre o resfriamento da água, com duração média de 3 horas. As atividades de construção de modelos foram vídeo-filmadas e os dados consistiram do material escrito pelos estudantes de cada dupla durante o desenvolvimento das atividades e dos modelos construídos e armazenados no computador. Os dados são de natureza qualitativa e para a sua análise foi utilizada a técnica da Rede Sistêmica. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de desenvolver os modelos propostos, identificando o tipo de estrutura causal característico das situações-problema apresentadas e do fenômeno de resfriamento da água e apresentando dificuldades e habilidades no desenvolvimento do processo de construção de modelos.
Este estudo exploratório investigou a utilização do Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo Baseado na Metáfora de ícones STELLA, articulando fenômenos de interesse científico e relacionados ao cotidiano dos estudantes, conteúdos específicos de Ciências e atividades de modelagem expressiva, com alunos do ensino médio. Para o desenvolvimento do estudo foi elaborado um curso de curta duração com carga horária de 4 horas que consistiu de dois módulos. Os estudantes foram agrupados em duplas e as aulas ministradas para cada dupla em separado. O material utilizado no primeiro módulo era composto de informações básicas para medir e traçar um gráfico da temperatura da água durante o seu resfriamento e durou aproximadamente 1 hora; o segundo módulo era composto de uma Introdução ao Raciocínio em Nível de Sistemas e ao Ambiente de Modelagem Computacional Quantitativo STELLA onde os alunos desenvolveram atividades de modelagem expressiva sobre estruturas causais básicas e sobre o resfriamento da água, com duração média de 3 horas. As atividades de construção de modelos foram vídeo-filmadas e os dados consistiram do material escrito pelos estudantes de cada dupla durante o desenvolvimento das atividades e dos modelos construídos e armazenados no computador. Os dados são de natureza qualitativa e para a sua análise foi utilizada a técnica da Rede Sistêmica. Os resultados sugerem que os estudantes foram capazes de desenvolver os modelos propostos, identificando o tipo de estrutura causal característico das situações-problema apresentadas e do fenômeno de resfriamento da água e apresentando dificuldades e habilidades no desenvolvimento do processo de construção de modelos.
Palavras Chave
Modelagem Computacional; Estruturas Causais.
Modelagem Computacional; Estruturas Causais.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método
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