A Educação Ambiental como contribuição para mudança do pensamento.
Título
A Educação Ambiental como contribuição para mudança do pensamento.
A Educação Ambiental como contribuição para mudança do pensamento.
Autor
Isabel Cristina
Isabel Cristina
Orientação
Maria Judith Zuzarte
Maria Judith Zuzarte
Instituição
FURG
FURG
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Departamento de Educação e Ciências do Comportamen
Ano
2001
2001
Cidade / UF
Rio Grande/RS
Rio Grande/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
No mundo moderno, mede-se a riqueza de uma pessoa pelo que ela consome. Esta cultura do desperdício é disseminada tanto nas sociedades economicamente ricas como nas pobres, através de uma exportação da cultura dos países do Norte para os do Sul. A crescente degradação ambiental existente no mundo de hoje, aliada ao crescimento exponencial do consumo de matérias-primas, de energia e a geração de dejetos, transformarão nosso planeta num mundo inabitável, em poucas gerações. Diante desta perspectiva de um esgotamento dos recursos naturais, surge a necessidade de estabelecer limites à ação humana. A reciclagem de materiais é encarada como uma saída para vários problemas ambientais, mas não devemos incorrer no erro de acreditar que a reciclagem é a solução para todos os problemas, pois assim, estaríamos justificando, erroneamente, o abuso consumista. Para um desenvolvimento sustentável é necessário que haja tanto uma mudança nos padrões de produção quanto de redução de consumo. A Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo da cidade de Adamantina, SP, recebe todo o lixo da cidade. Este é separado em material reciclável e não reciclável; este processo de catação do lixo é feito por funcionários que separam o lixo abrindo as sacolas que chegam das residências. Foi constatado através de observações, entrevistas e questionários aplicados aos trabalhadores da Usina, alunos e professores de 7 escolas da cidade que os mesmos acreditam que o problema do lixo é apenas uma questão de cultura, isto é, uma conscientização para que o mesmo seja depositado em locais adequados. Foi observado também que a população estudada, acredita que uma vez que o lixo é levado para a Usina para posterior reciclagem, estarão evitando danos ao meio-ambiente. Em nenhum momento estas pessoas chegaram a questionar seus hábitos de consumo. Além disso, os métodos de trabalho na Usina foram aprovados, todos que conheceram a mesma acham que o tratamento dado ao lixo é adequado e que o trabalho realizado pelos catadores é o correto. A grande responsável por esta falta de percepção em relação ao meio-ambiente é a atual educação reducionista, compartimentada, que nos ensina a memorizar e compartimentar as informações e não juntá-las. A Educação Ambiental deve se inserir neste contexto através de uma reforma conceitual, privilegiando uma mudança no comportamento das crianças e jovens, iniciando-os em seus papéis de cidadãos, estimulando sua participação nas decisões sobre diversos assuntos referentes à realidade que os cerca (Sachs, 1993), formando cidadãos preocupados com o global, abertos para o mundo, atuando ativamente no local onde estão inseridos, agindo com relação aos outros seres humanos com democracia, respeito e fraternidade, sem subjugação.
No mundo moderno, mede-se a riqueza de uma pessoa pelo que ela consome. Esta cultura do desperdício é disseminada tanto nas sociedades economicamente ricas como nas pobres, através de uma exportação da cultura dos países do Norte para os do Sul. A crescente degradação ambiental existente no mundo de hoje, aliada ao crescimento exponencial do consumo de matérias-primas, de energia e a geração de dejetos, transformarão nosso planeta num mundo inabitável, em poucas gerações. Diante desta perspectiva de um esgotamento dos recursos naturais, surge a necessidade de estabelecer limites à ação humana. A reciclagem de materiais é encarada como uma saída para vários problemas ambientais, mas não devemos incorrer no erro de acreditar que a reciclagem é a solução para todos os problemas, pois assim, estaríamos justificando, erroneamente, o abuso consumista. Para um desenvolvimento sustentável é necessário que haja tanto uma mudança nos padrões de produção quanto de redução de consumo. A Usina de Reciclagem e Compostagem de Lixo da cidade de Adamantina, SP, recebe todo o lixo da cidade. Este é separado em material reciclável e não reciclável; este processo de catação do lixo é feito por funcionários que separam o lixo abrindo as sacolas que chegam das residências. Foi constatado através de observações, entrevistas e questionários aplicados aos trabalhadores da Usina, alunos e professores de 7 escolas da cidade que os mesmos acreditam que o problema do lixo é apenas uma questão de cultura, isto é, uma conscientização para que o mesmo seja depositado em locais adequados. Foi observado também que a população estudada, acredita que uma vez que o lixo é levado para a Usina para posterior reciclagem, estarão evitando danos ao meio-ambiente. Em nenhum momento estas pessoas chegaram a questionar seus hábitos de consumo. Além disso, os métodos de trabalho na Usina foram aprovados, todos que conheceram a mesma acham que o tratamento dado ao lixo é adequado e que o trabalho realizado pelos catadores é o correto. A grande responsável por esta falta de percepção em relação ao meio-ambiente é a atual educação reducionista, compartimentada, que nos ensina a memorizar e compartimentar as informações e não juntá-las. A Educação Ambiental deve se inserir neste contexto através de uma reforma conceitual, privilegiando uma mudança no comportamento das crianças e jovens, iniciando-os em seus papéis de cidadãos, estimulando sua participação nas decisões sobre diversos assuntos referentes à realidade que os cerca (Sachs, 1993), formando cidadãos preocupados com o global, abertos para o mundo, atuando ativamente no local onde estão inseridos, agindo com relação aos outros seres humanos com democracia, respeito e fraternidade, sem subjugação.
Palavras Chave
Educação; Lixo; Meio Ambiente
Educação; Lixo; Meio Ambiente
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Geral
5ª a 8ª Série do EF, Geral
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método, Características do Aluno
Conteúdo-Método, Características do Aluno