Análise da Evolução das Concepções Astronômicas apresentadas por professores de algumas Escolas Estaduais (Mauá; Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Título
Análise da Evolução das Concepções Astronômicas apresentadas por professores de algumas Escolas Estaduais (Mauá; Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Análise da Evolução das Concepções Astronômicas apresentadas por professores de algumas Escolas Estaduais (Mauá; Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra).
Autor
Edson Pereira Gonzaga
Edson Pereira Gonzaga
Orientação
Marcos Rincon Voelzke
Marcos Rincon Voelzke
Instituição
UNICSUL
UNICSUL
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2009
2009
Cidade / UF
São Paulo/SP
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O motivo do desenvolvimento deste trabalho está baseado em saber que muitos professores da Educação Básica (EB) não abordam conceitos relacionados a Astronomia e quando o fazem, seguem livros didáticos os quais muitos contêm erros conceituais, sabe-se também que a Astronomia está entre os conteúdos a serem ministrados na EB e faz parte do que se propõe junto ao Ministério da Educação e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e ainda, que diversos pesquisadores apontam muitas falhas no ensino da Astronomia. É com o propósito de minimizar algumas deficiências, que foi elaborado um Curso de Extensão Universitária para Professores da Diretoria de Ensino Regional (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) com os seguintes objetivos: levantar as concepções alternativas; subsidiar os professores por meio de palestras, discussões e oficinas; e verificar a aprendizagem após o curso. Para tanto, foram aplicadas dezesseis questões antes do curso e dezesseis após, com isso verificou-se que: 100% dos professores souberam os nomes das fases da Lua; 97,0% compreenderam que o Sistema Solar é composto por oito planetas; 78,1% explicaram corretamente como ocorre Eclipse Lunar, Eclipse Solar e Solstício; 72,7% souberam explicar a ocorrência das estações do ano; 64,5% explicaram corretamente a ocorrência do Equinócio; 89,7% conseguiram definir corretamente cometa; 63,6% definiram asteróide; 54,5% definiram meteoro; 58,1% definiram galáxia; e 42,4% definiram planeta.
O motivo do desenvolvimento deste trabalho está baseado em saber que muitos professores da Educação Básica (EB) não abordam conceitos relacionados a Astronomia e quando o fazem, seguem livros didáticos os quais muitos contêm erros conceituais, sabe-se também que a Astronomia está entre os conteúdos a serem ministrados na EB e faz parte do que se propõe junto ao Ministério da Educação e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e ainda, que diversos pesquisadores apontam muitas falhas no ensino da Astronomia. É com o propósito de minimizar algumas deficiências, que foi elaborado um Curso de Extensão Universitária para Professores da Diretoria de Ensino Regional (Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) com os seguintes objetivos: levantar as concepções alternativas; subsidiar os professores por meio de palestras, discussões e oficinas; e verificar a aprendizagem após o curso. Para tanto, foram aplicadas dezesseis questões antes do curso e dezesseis após, com isso verificou-se que: 100% dos professores souberam os nomes das fases da Lua; 97,0% compreenderam que o Sistema Solar é composto por oito planetas; 78,1% explicaram corretamente como ocorre Eclipse Lunar, Eclipse Solar e Solstício; 72,7% souberam explicar a ocorrência das estações do ano; 64,5% explicaram corretamente a ocorrência do Equinócio; 89,7% conseguiram definir corretamente cometa; 63,6% definiram asteróide; 54,5% definiram meteoro; 58,1% definiram galáxia; e 42,4% definiram planeta.
Palavras Chave
Ensino de astronomia; Concepções alternativas; Aprendizagem significativas.
Ensino de astronomia; Concepções alternativas; Aprendizagem significativas.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Características do Professor
Características do Professor