Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM.
Título
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM.
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM.
Educação
Autor
Sheila Fagundes Goulart
Sheila Fagundes Goulart
Orientação
Deisi Sangoi Freitas
Deisi Sangoi Freitas
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Centro de Educação
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições sobre as crenças e concepções que os estagiários do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM têm a respeito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desenvolvido a partir de uma proposta de orientação de estágio denominada Acompanhamento da Prática Pedagógica (APP). Este Acompanhamento, realizado a partir de três ações básicas - Atendimento Individual e Coletivo (AC e AI), Diário da Prática Pedagógica (DPP) e Visitas às Escolas (VE), tem o intuito de tornar o estágio um espaço de reflexão sobre a prática docente, de afirmação ou não da escolha profissional e de pesquisa sobre o exercício da profissão Professor. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa emoldurada num estudo de caso construído a partir da participação/observação das atividades realizadas ao longo dessa proposta, das narrativas e dos documentos produzidos por três estagiários. Para a análise e interpretação das representações dos estagiários, sobre a proposta de acompanhamento, foram utilizadas como referências as obras de Freire (1968, 1995, 1997), Riani (1996), Pimenta e Lima (2004), Freitas et al (2005), entre outras. É importante dizer que concepções cristalizadas de estágio ainda estão presentes em nossos cursos de formação e o entendimento de ECS como um privilegiado espaço formativo é uma busca constante de formadores que acreditam que é através do compartilhamento de experiências e saberes que nos constituímos em profissionais mais autônomos.
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições sobre as crenças e concepções que os estagiários do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM têm a respeito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desenvolvido a partir de uma proposta de orientação de estágio denominada Acompanhamento da Prática Pedagógica (APP). Este Acompanhamento, realizado a partir de três ações básicas - Atendimento Individual e Coletivo (AC e AI), Diário da Prática Pedagógica (DPP) e Visitas às Escolas (VE), tem o intuito de tornar o estágio um espaço de reflexão sobre a prática docente, de afirmação ou não da escolha profissional e de pesquisa sobre o exercício da profissão Professor. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa emoldurada num estudo de caso construído a partir da participação/observação das atividades realizadas ao longo dessa proposta, das narrativas e dos documentos produzidos por três estagiários. Para a análise e interpretação das representações dos estagiários, sobre a proposta de acompanhamento, foram utilizadas como referências as obras de Freire (1968, 1995, 1997), Riani (1996), Pimenta e Lima (2004), Freitas et al (2005), entre outras. É importante dizer que concepções cristalizadas de estágio ainda estão presentes em nossos cursos de formação e o entendimento de ECS como um privilegiado espaço formativo é uma busca constante de formadores que acreditam que é através do compartilhamento de experiências e saberes que nos constituímos em profissionais mais autônomos.
Palavras Chave
Formação de professores; Prática de Ensino; Estágio; Prática Pedagógica.
Formação de professores; Prática de Ensino; Estágio; Prática Pedagógica.
Classificações
Nível escolar
Ensino Superior
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores
Formação de Professores