Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM.

Título
Acompanhamento da prática pedagógica: representações de estagiários do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM.
Educação
Autor
Sheila Fagundes Goulart
Orientação
Deisi Sangoi Freitas
Instituição
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Educação
Ano
2008
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Esta dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e apresenta proposições sobre as crenças e concepções que os estagiários do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM têm a respeito do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) desenvolvido a partir de uma proposta de orientação de estágio denominada Acompanhamento da Prática Pedagógica (APP). Este Acompanhamento, realizado a partir de três ações básicas - Atendimento Individual e Coletivo (AC e AI), Diário da Prática Pedagógica (DPP) e Visitas às Escolas (VE), tem o intuito de tornar o estágio um espaço de reflexão sobre a prática docente, de afirmação ou não da escolha profissional e de pesquisa sobre o exercício da profissão Professor. A pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa emoldurada num estudo de caso construído a partir da participação/observação das atividades realizadas ao longo dessa proposta, das narrativas e dos documentos produzidos por três estagiários. Para a análise e interpretação das representações dos estagiários, sobre a proposta de acompanhamento, foram utilizadas como referências as obras de Freire (1968, 1995, 1997), Riani (1996), Pimenta e Lima (2004), Freitas et al (2005), entre outras. É importante dizer que concepções cristalizadas de estágio ainda estão presentes em nossos cursos de formação e o entendimento de ECS como um privilegiado espaço formativo é uma busca constante de formadores que acreditam que é através do compartilhamento de experiências e saberes que nos constituímos em profissionais mais autônomos.
Palavras Chave
Formação de professores; Prática de Ensino; Estágio; Prática Pedagógica.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Formação de Professores