Dificuldades de Aprendizagem Conceitual em Circuitos Elétricos Reveladas Por Meio de Desenhos.

Título
Dificuldades de Aprendizagem Conceitual em Circuitos Elétricos Reveladas Por Meio de Desenhos.
Autor
Amandio Augusto Gouveia
Orientação
Carlos Eduardo Laburú
Instituição
UEL
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2007
Cidade / UF
Londrina/PR
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos. Tal ideia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas. Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las. Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa.
Palavras Chave
desenhos, circuitos elétricos, mudança conceitual.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Conceitos