Analogias e metáforas no ensino de física: um exemplo em torno da temática de campos.
Título
Analogias e metáforas no ensino de física: um exemplo em torno da temática de campos.
Analogias e metáforas no ensino de física: um exemplo em torno da temática de campos.
Autor
Janice Anita Bomfim Goulart
Janice Anita Bomfim Goulart
Orientação
Maria de Fátima da Silva Lettere Verdeaux
Maria de Fátima da Silva Lettere Verdeaux
Instituição
UnB
UnB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2008
2008
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Embora não haja um consenso sobre o exato papel da analogia no ensino de ciências as discussões a esse respeito têm fornecido parâmetros para o uso da analogia como ferramenta de ensino. O objetivo desse trabalho é retomar essa discussão sob o enfoque de que o raciocínio analógico seja constituinte da própria estrutura do pensamento científico e, portanto, essencial na alfabetização científica e formação cultural do estudante. Nesse sentido, propomos um exemplo do uso da analogia como ferramenta de ensino por meio de um texto de apoio no qual apresentamos o conceito de campo para estudantes do Ensino Médio. Queremos com isso destacar um ensino que explicite os aspectos conceituais do conteúdo escolar de física, em contraste ao ensino que se limita à mera mecanizada manipulação matemática de fórmulas esvaziadas de significado, sem um modelo que as ampare e que torne esse conteúdo significativo.
Embora não haja um consenso sobre o exato papel da analogia no ensino de ciências as discussões a esse respeito têm fornecido parâmetros para o uso da analogia como ferramenta de ensino. O objetivo desse trabalho é retomar essa discussão sob o enfoque de que o raciocínio analógico seja constituinte da própria estrutura do pensamento científico e, portanto, essencial na alfabetização científica e formação cultural do estudante. Nesse sentido, propomos um exemplo do uso da analogia como ferramenta de ensino por meio de um texto de apoio no qual apresentamos o conceito de campo para estudantes do Ensino Médio. Queremos com isso destacar um ensino que explicite os aspectos conceituais do conteúdo escolar de física, em contraste ao ensino que se limita à mera mecanizada manipulação matemática de fórmulas esvaziadas de significado, sem um modelo que as ampare e que torne esse conteúdo significativo.
Palavras Chave
Ensino de Física; Analogia; Física Conceitual; Campo; Proposta de Ensino.
Ensino de Física; Analogia; Física Conceitual; Campo; Proposta de Ensino.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método
Conteúdo-Método