A busca da compreensão do meio ambiente e de suas relações: um desafio para a educação.
Título
A busca da compreensão do meio ambiente e de suas relações: um desafio para a educação.
A busca da compreensão do meio ambiente e de suas relações: um desafio para a educação.
Autor
Maria de Lourdes Milanez Goulart
Maria de Lourdes Milanez Goulart
Orientação
Maria Dolores Buss
Maria Dolores Buss
Instituição
UFSC
UFSC
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Florianópolis/SC
Florianópolis/SC
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Esta pesquisa-ação retrata um trabalho interdisciplinar de ensino realizado por um grupo de professores em uma classe de 5a série do ensino fundamental em uma escola pública estadual no município de Criciúma. Apresenta a problemática ambiental e a visão sistêmica como superação da visão fragmentada, para o tratamento das questões ambientais. Mostra a preocupação com a Educação Ambiental, as concepções e os objetivos estabelecidos por pensadores e educadores ambientais, bem como a importância do pensamento interdisciplinar. Discute a possibilidade da realização de uma prática interdisciplinar, tendo o diálogo como uma necessidade na concretização da atividade educativa. Concebe o ambiente como resultado de suas relações naturais e humanas, fundamentando-se nos pressupostos de uma Educação Ambiental sistêmica. A proposta elaborada e realizada sustentou-se pelos fatores determinantes de qualidade de vida citados pelo grupo. Os conteúdos específicos, desenvolvidos por cada professor, tinham como objetivo mostrar aos alunos, a importância desses conteúdos para o tratamento das questões relativas à qualidade de vida. Relata as contribuições e os avanços conseguidos pelos professores em suas respectivas disciplinas. A Matemática, o Português e a Artes, apresentam-se como instrumentos para explicar as situações vivenciadas, a História e a Geografia como conhecimento do espaço vivido e a comparação com o estilo de vida do passado com o presente e a Ciências com estudo dos fenômenos observados, do cotidiano vivido pelos alunos.
Esta pesquisa-ação retrata um trabalho interdisciplinar de ensino realizado por um grupo de professores em uma classe de 5a série do ensino fundamental em uma escola pública estadual no município de Criciúma. Apresenta a problemática ambiental e a visão sistêmica como superação da visão fragmentada, para o tratamento das questões ambientais. Mostra a preocupação com a Educação Ambiental, as concepções e os objetivos estabelecidos por pensadores e educadores ambientais, bem como a importância do pensamento interdisciplinar. Discute a possibilidade da realização de uma prática interdisciplinar, tendo o diálogo como uma necessidade na concretização da atividade educativa. Concebe o ambiente como resultado de suas relações naturais e humanas, fundamentando-se nos pressupostos de uma Educação Ambiental sistêmica. A proposta elaborada e realizada sustentou-se pelos fatores determinantes de qualidade de vida citados pelo grupo. Os conteúdos específicos, desenvolvidos por cada professor, tinham como objetivo mostrar aos alunos, a importância desses conteúdos para o tratamento das questões relativas à qualidade de vida. Relata as contribuições e os avanços conseguidos pelos professores em suas respectivas disciplinas. A Matemática, o Português e a Artes, apresentam-se como instrumentos para explicar as situações vivenciadas, a História e a Geografia como conhecimento do espaço vivido e a comparação com o estilo de vida do passado com o presente e a Ciências com estudo dos fenômenos observados, do cotidiano vivido pelos alunos.
Palavras Chave
qualidade de vida, interdisciplinaridade, diálogo
qualidade de vida, interdisciplinaridade, diálogo
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Educação Ambiental
Educação Ambiental
Foco Temático
Conteúdo-Método
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