Percepções estéticas sobre o ensino da Física

Título
Percepções estéticas sobre o ensino da Física
Ensino de Ciências
Autor
Edmundo Graballos Júnior
Orientação
Luís Carlos de Menezes
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Instituto Física e Faculdade Educação
Ano
2000
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Este trabalho pretende lançar um olhar multifocal sobre o Ensino da Física, valorizando não apenas um, mas vários pontos observáveis, considerando também algumas relações entre eles, sem o intuito de esgotar o assunto, mas de direcionar percepções para tomadas de consciência e reflexões sob outras ópticas. Tal olhar fará recortes diferenciados sobre Estética, Ética e Lógica, alinhavando-os em torno de dois eixos principais: o macro, uma instância mais ampla, de cunho filosófico, a respeito da Linguagem, da Educação e da Ciência; e o micro, reverberação dos requisitos básicos para a organização cotidiana do Ensino da Física, incluindo a abordagem do professor e a contribuição de suas práticas para a formação de sua própria professoralidade. Discutiremos a respeito de essências - conteúdos, métodos, ideais - e de circunstâncias - contextos - da Educação, com uma postura ideológica que vem considerá-la, em seu bojo, um processo dialético e dialógico, e que aponta discrepâncias entre a polissemia inerente à realidade, (um contexto formado por inúmeras vozes), e o discurso monofônico dominante da Ciência, na interpretação e representação desta realidade. Diante disto, como tratar o conhecimento científico e ensinar física Trataremos o conhecimento como texto construído por sujeitos; resgataremos a Ciência enquanto edificação humana e, portanto, polifônica; e abordaremos a Educação como processo dialético que tem como opção ideológica de capacitar sujeitos para o diálogo com a polissemia do contexto sócio-cultural. Nesse sentido, no ensino da Física, acenaremos para questões sobre interdisciplinaridade, contextualização do conteúdo e, é claro, para a formação de professores de Física, questões estas discutidas juntamente com algumas atividades de aula, as quais chamamos de metodologias, e que não objetivarão receitar ou formatar um pseudo-sucesso pedagógico, mas ilustrar partes desta nossa conversa, que foi destilada durante os últimos anos e aqui diluída em capítulos.
Palavras Chave
Ensino de Física; Simetria; Estética

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Conteúdo-Método