A comunidade académica de professores de Física: Um espaço para sua Formação Continua.

Título
A comunidade académica de professores de Física: Um espaço para sua Formação Continua.
Autor
Maria Cecilia Gramajo
Orientação
Jesuina Lopes de Almeida Pacca
Instituição
USP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2003
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Trata-se de um um trabalho com incursão nas idéias mais recentes sobre formação contínua de professores de Física. Uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise adequada de dados empíricos obtidos através de pesquisa-ação, que envolveu professores de Física do nível médio da cidade de Salta (Argentina) e da cidade de São Paulo (Brasil). O problema da pesquisa expressa-se objetivamente nas perguntas: Será que o fato de fazer parte de uma comunidade acadêmica de professores de Física ajuda os professores a terem um desempenho profissional competente De que modo Em que sentido esse professor é mais competente Por outro lado, como se dá o processo de construção dessa comunidade Que fatores o afetam Que elementos caracterizam uma comunidade acdêmica de professores O trabalho se enquadra numa linha que considera a necessidade de contribuir para a formação do professor reflexivo (Schön, Stenhouse e Shulman) ou pesquisador da sua própria prática docente, porém amenizado com considerações como as de Contreras, Zeichner, Pimenta e Nóvoa quanto ao significado e dimensão de tal reflexão e a necessidade de construção de um espaço de ação coletiva para tal formação. Desta forma, pretende trazer novos elementos no sentido de contribuir para a formação de um professor autônomo, com uma grande segurança e identidade profissional e com uma grande capacidade para a ousadia e para a opção com liberdade e critérios bem definidos. As atividades desenvolvidas no seio da comunidade de professores estiveram articuladas em torno da eleboração do planejamento didático que os professores produziram, sendo este o objeto de discussão e análise crítica por parte de todos os integrantes da comunidaede de professores. Os resultados alcançados demonstram que no seio de uma comunidade acadêmica de professores de Física se dá um efetivo processo de produção de conhecimentos que potencia todas as capacidades dos professores e que permite reafirmar o compromisso dos mesmos pela busca da superação das difíceis condições em que levam a frente seu trabalho profissional.
Palavras Chave
formação contínua de professores, pesquisa-ação, comunidade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio
Área do conteudo
Física
Foco Temático
Formação de Professores