Periferia: entre a linha e a represa - lutas e alegrias da população.

Título
Periferia: entre a linha e a represa - lutas e alegrias da população.
Autor
Rui Alves Grilo
Orientação
Circe Maria Fernandes Bittencourt
Instituição
USP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade Educação
Ano
1997
Cidade / UF
São Paulo/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Analisa uma proposta alternativa de ensino para as séries iniciais do ensino fundamental. No projeto "Periferia - entre a linha e a represa - lutas e alegrias da população", desenvolvido na Escola Municipal de Primeiro Grau "Paulo Setúbal" com alunos das 4ª séries do 1º grau, repensou-se as práticas escolares considerando quatro questões: 1) por que a escola, apesar dos avanços e recursos que a sociedade industrial oferece, continua ainda a fazer uso, quase que exclusivamente, do giz, da lousa e do livro didático; 2) o que é possível fazer para que a escola se articule à dinâmica do seu entorno, rompendo o seu isolamento; 3) frente à degradação ambiental da região, que é de preservação de mananciais, mas que ocorre sérios riscos de perda dessas águas para fins de abastecimento, o que é que as escolas localizadas nesta região podem fazer; 4) como o uso do vídeo poderia contribuir para a dinamização do trabalho escolar e para o registro do conhecimento. Busca contribuir com reflexões sobre o currículo interativo ou real, explicitando as ações que ocorrem em sala de aula, através da contribuição de sugestões dos próprios alunos, pais, colegas, estagiários e da equipe que assessorava o projeto, além da prática do pesquisador. Divide o trabalho em 3 níveis: execução do projeto, pesquisa bibliográfica que o fundamentasse e contribuísse para o esclarecimento das perguntas iniciais e pesquisa de campo, senda esta última compartilhada com alunos e pessoas ligadas ao Projeto Educação Ambiental do Laboratório de Ensino e Pesquisa de Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Constata que, se a escola pública atende a grande maioria dos filhos de trabalhadores, é necessário desenvolver trabalhos alternativos que resgatem o conhecimento adquirido na luta cotidiana, valorizando-o, registrando-o e integrando-o ao currículo escolar, como ponto de partida para um conhecimento mais profundo e sistematizado. Assim, a cultura escolar produzida não se limitaria a aspectos do conhecimento produzido externamente, e sistematizando esse registro produzido, deverá estar à disposição da comunidade como uma retribuição por tudo que a escola tem recebido.
Palavras Chave
séries iniciais; Periferia, proposta de ensino.

Classificações

Nível escolar
1ª a 4ª Série do EF
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Conteúdo-Método