Praticas pedagógicas com uso de ambientes baseado em websites: uma possibilidade de ensino.
Título
Praticas pedagógicas com uso de ambientes baseado em websites: uma possibilidade de ensino.
Praticas pedagógicas com uso de ambientes baseado em websites: uma possibilidade de ensino.
Autor
Eliane Maria Balcevicz Grotto
Eliane Maria Balcevicz Grotto
Orientação
Eduardo Adolfo Terrazan
Eduardo Adolfo Terrazan
Instituição
UFSM
UFSM
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Ano
2004
2004
Cidade / UF
Santa Maria/RS
Santa Maria/RS
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. Com base nesses dados, a pesquisa se propôs a investigar que fatores os professores indicam como motivadores para o uso de ambientes de aprendizagem baseados em Websites e como utilizam em sua prática pedagógica. A fundamentação teórica contempla temas como a internet na educação; o ensino mediado pelo computador; ambientes de aprendizagens on-line e formação de professores para o uso do computador. Fizeram parte da pesquisa dez professores de três escolas de Educação Básica.Os instrumentos utilizados foram entrevistas, observações e documentos. Segundo os professores, os ambientes trabalhados na pesquisa caracterizam-se por transmitir conteúdos, atividades organizada previamente, como se fosse um livro animado, um professor eletrônico. Dessa forma o aluno passa a fazer a leitura da tela ou escuta da informação fornecida, avanço pelo material, apertando a tecla enter ou usando o mouse para escolher a atividade. No entanto, o trabalho desenvolvido com ambientes revelou ser um complemento às práticas pedagógicas. Ou seja, pelo menos até o momento, a institucionalização de ambientes baseados em Websites se constitui em um recurso tecnológico aos docentes para dar apoio às atividades de sala de aula.
Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. Com base nesses dados, a pesquisa se propôs a investigar que fatores os professores indicam como motivadores para o uso de ambientes de aprendizagem baseados em Websites e como utilizam em sua prática pedagógica. A fundamentação teórica contempla temas como a internet na educação; o ensino mediado pelo computador; ambientes de aprendizagens on-line e formação de professores para o uso do computador. Fizeram parte da pesquisa dez professores de três escolas de Educação Básica.Os instrumentos utilizados foram entrevistas, observações e documentos. Segundo os professores, os ambientes trabalhados na pesquisa caracterizam-se por transmitir conteúdos, atividades organizada previamente, como se fosse um livro animado, um professor eletrônico. Dessa forma o aluno passa a fazer a leitura da tela ou escuta da informação fornecida, avanço pelo material, apertando a tecla enter ou usando o mouse para escolher a atividade. No entanto, o trabalho desenvolvido com ambientes revelou ser um complemento às práticas pedagógicas. Ou seja, pelo menos até o momento, a institucionalização de ambientes baseados em Websites se constitui em um recurso tecnológico aos docentes para dar apoio às atividades de sala de aula.
Palavras Chave
Ambiente, Ensino, Internet, Prática Pedagógica.
Ambiente, Ensino, Internet, Prática Pedagógica.
Classificações
Nível escolar
Geral
Geral
Área do conteudo
Geral
Geral
Foco Temático
Recursos Didáticos
Recursos Didáticos