Cabeças (bem-)feitas: ciência e o ensinar-aprender ciências naturais num contexto pedagógico de afirmação cultural

Título
Cabeças (bem-)feitas: ciência e o ensinar-aprender ciências naturais num contexto pedagógico de afirmação cultural
Educação
Autor
Denise Moura de Jesus Guerra
Orientação
Roberto Sidnei Alves Macedo
Instituição
UFBA
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Ano
2004
Cidade / UF
Salvador/BA
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
As implicações da contemporaneidade no processo educativo desafiam a comunidade escolar a refletir e a potencializar ações pedagógicas que garantam a democratização das aprendizagens. Neste contexto, o ensino de ciências naturais implica em preparar as crianças e os jovens para as incertezas, em garantir aprendizagens com a ciência se conectando à vida. É necessária uma vivência multirreferencial, na qual sentimentos, emoções, ciência, mitologia, religião, filosofia possam dialogar. A história e a filosofia das ciências no currículo de Ciências Naturais são de extrema relevância para compreendê-las enquanto construção social, bem como a complexidade do seu movimento ao longo da história. Assim, ensinar-aprender ciências naturais significa aproximar da sociedade um conhecimento que historicamente tem sido privilégio de alguns. Tensionar a concepção de ciência e o ensinar-aprender ciências representa a possibilidade dos professores e professoras, a partir da reflexão sobre a própria docência, tomarem posições mais autônomas na escola. Práticas instituintes têm garantido aprendizagens mais criativas e significativas com a ciência. Para investigar o ensinar-aprender ciências naturais no contexto da escola pública, refletindo a natureza dos saberes científicos, busquei como inspiração metodológica a etnopesquisa. A pesquisa foi desenvolvida na escola Eugênia Anna dos Santos, localizada no terreiro Ilê Axé Opô Afonjá. Como recursos metodológicos, utilizei a entrevista, a observação e a história de vida. A escola Eugênia Anna dos Santos vem se configurado numa experiência singular no ensinar-aprender ciências naturais. A pesquisa desenvolvida nesse cenário de formação de indivíduos afrodescendentes mostra a auto-reflexão do professor interferindo na sua prática, a afirmação da identidade cultural das crianças afro-descendentes potencializando as aprendizagens e o ensinar-aprender ciências naturais em conexão com saberes que emergem de uma comunidade organizada intencionalmente pelos pertencimentos étnico-religiosos.
Palavras Chave
Ensino Fundamental; Ciências Naturais; Ensino-Aprendizagem

Classificações

Nível escolar
Geral
Área do conteudo
Geral
Foco Temático
Características do Professor