O ensino de tópicos de Física Moderna no conteúdo de Química.

Título
O ensino de tópicos de Física Moderna no conteúdo de Química.
Educação para a Ciência
Autor
Felicío Guilardi Junior
Orientação
Dietrich Schiel
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências
Ano
2002
Cidade / UF
Bauru/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
Procura-se neste trabalho investigar modelos escolares de luz, cores, interação entre luz e matéria condensada e modelos atômicos de professores e estudantes do ensino médio e fundamental. Investiga-se, também, o uso de espectroscópios e espectrômetro como instrumentos mediadores na construção de modelos de luz, em sua utilidade de subsidiar uma introdução à Química com base no atomismo espectral. O conhecimento do desenvolvimento da análise espectral, na história e filosofia da ciência, bem como pesquisas prévias envolvendo concepções de estudantes em Física Moderna subsidiam a construção do referencial teórico-metodológico e os instrumentos de tomadas de dados - atividades de lápis e papel e empíricas, entrevistas individuais e debates com grupos de estudantes e professores que fazem parte do universo de nosso objeto de pesquisa.
Palavras Chave
física moderna-química, espectroscopia, História e Filosofia da Ciência, luz, cores.

Classificações

Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF, Ensino Médio
Área do conteudo
Física, Química
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno