A Educação em Ciências em um contexto interacional: o uso das intervenções orais dos alunos
Título
A Educação em Ciências em um contexto interacional: o uso das intervenções orais dos alunos
A Educação em Ciências em um contexto interacional: o uso das intervenções orais dos alunos
Autor
Mônica Narciso Guimarães
Mônica Narciso Guimarães
Orientação
Dominique Colinvaux
Dominique Colinvaux
Instituição
UFF
UFF
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Niterói/RJ
Niterói/RJ
Dependência Administrativa:
Federal
Federal
Resumo
Este trabalho se propõe a investigar como em uma aula de ciências dialogada o professor responde/faz uso das intervenções orais dos alunos. A literatura referente às pesquisas em educação em ciências evidencia que, até recentemente, pouca atenção tem sido dada às interações e influências sociais presentes no processo pedagógico voltado para a educação em ciências. Partindo da linguagem como inter-ação, focalizamos o texto oral que professores e alunos produzem em um contexto de interação e diálogo, adotando para análise o padrão discursivo I-R-F. O estudo empírico focalizou o processo de ensino-aprendizagem acerca do tema da respiração, de uma turma de 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A tomada de dados foi realizada com a vídeo-filmagem das aulas, totalizando 250 minutos de gravação. Com base neste material, esta pesquisa identificou, definiu e ilustrou 13 categorias de feedback relativas aos usos que faz o professor das intervenções orais dos alunos. Além disso, foi possível delinear quatro tipos de seqüências ou "ciclos de aula", configuradas a partir do encadeamento de categorias e padrões I-R-F. A análise contribui para uma reflexão sobre os movimentos de construção do texto da aula dialogada. Em especial, revela que a coerência do texto de aula é promovida pelo professor mediante o uso das categorias de feedback observadas: e aponta para estratégias docentes/discentes que tornam possível a (re)construção de significados de uma aula de Ciências em um contexto interacional.
Este trabalho se propõe a investigar como em uma aula de ciências dialogada o professor responde/faz uso das intervenções orais dos alunos. A literatura referente às pesquisas em educação em ciências evidencia que, até recentemente, pouca atenção tem sido dada às interações e influências sociais presentes no processo pedagógico voltado para a educação em ciências. Partindo da linguagem como inter-ação, focalizamos o texto oral que professores e alunos produzem em um contexto de interação e diálogo, adotando para análise o padrão discursivo I-R-F. O estudo empírico focalizou o processo de ensino-aprendizagem acerca do tema da respiração, de uma turma de 7ª série do ensino fundamental de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A tomada de dados foi realizada com a vídeo-filmagem das aulas, totalizando 250 minutos de gravação. Com base neste material, esta pesquisa identificou, definiu e ilustrou 13 categorias de feedback relativas aos usos que faz o professor das intervenções orais dos alunos. Além disso, foi possível delinear quatro tipos de seqüências ou "ciclos de aula", configuradas a partir do encadeamento de categorias e padrões I-R-F. A análise contribui para uma reflexão sobre os movimentos de construção do texto da aula dialogada. Em especial, revela que a coerência do texto de aula é promovida pelo professor mediante o uso das categorias de feedback observadas: e aponta para estratégias docentes/discentes que tornam possível a (re)construção de significados de uma aula de Ciências em um contexto interacional.
Palavras Chave
Ensino de Ciências; Metodologia educacional
Ensino de Ciências; Metodologia educacional
Classificações
Nível escolar
5ª a 8ª Série do EF
5ª a 8ª Série do EF
Área do conteudo
Biologia
Biologia
Foco Temático
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos
Conteúdo-Método, Formação de Conceitos