A Educação Sexual sobre prisma da gravidez na adolescência.
Título
A Educação Sexual sobre prisma da gravidez na adolescência.
A Educação Sexual sobre prisma da gravidez na adolescência.
Autor
Ranilce Mascarenhas Guimarães
Ranilce Mascarenhas Guimarães
Orientação
Stella dos Cherubins Guimarães Trois
Stella dos Cherubins Guimarães Trois
Instituição
UCB
UCB
Grau de Titulação
Mestrado
Mestrado
Unidade / Setor
Faculdade de Educação
Faculdade de Educação
Ano
2000
2000
Cidade / UF
Brasília/DF
Brasília/DF
Dependência Administrativa:
Privada
Privada
Resumo
O presente estudo se propõe a identificar o posicionamento que a escola, os pais e os adolescentes envolvidos em situação de gravidez apresentam com relação à vivência da gravidez na adolescência e à inclusão da educação sexual no currículo escolar. Utiliza-se da metodologia etnográfica, tendo como cenário da investigação uma escola de ensino médio da Rede Pública do Distrito Federal, situada na cidade satélite de Ceilândia. Através de entrevistas, análise documental e observação do ambiente escolar, foram considerados e analisados os seguintes aspectos: caracterização do/a adolescente envolvido/a em situação de gravidez; o/a adolescente frente à descoberta da gravidez; o/a adolescente e sua visão da postura da família e da escola frente à sua gravidez; o/a adolescente envolvido/a em situação de gravidez e sua relação com a escola; o/a adolescente envolvido/a em situação de gravidez e sua percepção de educação sexual; a família e o caso da gravidez na adolescência; a família e a concepção de educação sexual; a escola e os casos de gravidez na adolescência e; a escola e sua percepção de educação sexual. A pesquisa constata que a gravidez entre adolescentes altera os seus projetos de vida, principalmente no que se refere às suas perspectivas educacionais e profissionais. Aponta a necessidade de escola e de família firmarem parcerias no trato das questões ligadas à educação sexual de crianças e jovens. Denuncia que, apesar de a escola reconhecer a gravidez na adolescência como um problema social, ainda não se encontra técnica e humanamente preparada para lidar devidamente com o problema. Os resultados evidenciaram que a inclusão da educação sexual no currículo escolar, desde o ensino fundamental até o ensino médio, pode representar um dos mecanismos de prevenção mais viáveis dos casos de gravidez na adolescência e de outros problemas ligados direta ou indiretamente ao exercício da sexualidade. Conclui que a inclusão da educação sexual no currículo escolar poderá contribuir para que a aprendizagem se torne muito mais significativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais afetivos, saudáveis, livres, éticos e conscientes de seus limites, preparados para exercer sua sexualidade de modo prazeroso, harmonioso, responsável e com amor.
O presente estudo se propõe a identificar o posicionamento que a escola, os pais e os adolescentes envolvidos em situação de gravidez apresentam com relação à vivência da gravidez na adolescência e à inclusão da educação sexual no currículo escolar. Utiliza-se da metodologia etnográfica, tendo como cenário da investigação uma escola de ensino médio da Rede Pública do Distrito Federal, situada na cidade satélite de Ceilândia. Através de entrevistas, análise documental e observação do ambiente escolar, foram considerados e analisados os seguintes aspectos: caracterização do/a adolescente envolvido/a em situação de gravidez; o/a adolescente frente à descoberta da gravidez; o/a adolescente e sua visão da postura da família e da escola frente à sua gravidez; o/a adolescente envolvido/a em situação de gravidez e sua relação com a escola; o/a adolescente envolvido/a em situação de gravidez e sua percepção de educação sexual; a família e o caso da gravidez na adolescência; a família e a concepção de educação sexual; a escola e os casos de gravidez na adolescência e; a escola e sua percepção de educação sexual. A pesquisa constata que a gravidez entre adolescentes altera os seus projetos de vida, principalmente no que se refere às suas perspectivas educacionais e profissionais. Aponta a necessidade de escola e de família firmarem parcerias no trato das questões ligadas à educação sexual de crianças e jovens. Denuncia que, apesar de a escola reconhecer a gravidez na adolescência como um problema social, ainda não se encontra técnica e humanamente preparada para lidar devidamente com o problema. Os resultados evidenciaram que a inclusão da educação sexual no currículo escolar, desde o ensino fundamental até o ensino médio, pode representar um dos mecanismos de prevenção mais viáveis dos casos de gravidez na adolescência e de outros problemas ligados direta ou indiretamente ao exercício da sexualidade. Conclui que a inclusão da educação sexual no currículo escolar poderá contribuir para que a aprendizagem se torne muito mais significativa, contribuindo para a formação de cidadãos mais afetivos, saudáveis, livres, éticos e conscientes de seus limites, preparados para exercer sua sexualidade de modo prazeroso, harmonioso, responsável e com amor.
Palavras Chave
gravidez na adolescência; educação sexual; currículo escolar.
gravidez na adolescência; educação sexual; currículo escolar.
Classificações
Nível escolar
Ensino Médio
Ensino Médio
Área do conteudo
Saúde e Sexualidade
Saúde e Sexualidade
Foco Temático
Currículos e Programas
Currículos e Programas