O saber ambiental na formação dos professores de Biologia.

Título
O saber ambiental na formação dos professores de Biologia.
Autor
Simone Sendim Moreira Guimarães
Orientação
Edsondo Carmo Inforsato
Instituição
UNESP
Grau de Titulação
Doutorado
Unidade / Setor
Faculdade de Ciências e Letras
Ano
2010
Cidade / UF
Araraquara/SP
Dependência Administrativa:
Estadual
Resumo
A humanidade vive hoje uma crise ambiental sem precedentes. Fundamentado na teoria da complexidade, esse trabalho apresenta a crise - Krísis (termo grego que significa decisão) como um momento no qual decisão e incerteza são interdependentes. Apresenta a Educação Ambiental como um saber para superar a crise, e como uma reflexão possível para a construção de um saber ambiental consistente na formação dos professores de Biologia. Um saber que, entre outras coisas, possa assentar a educação e a sociedade sobre novas bases epistemológicas, impulsionando novos pontos de vistas e estratégias na convergência educação e ambiente. A partir desses pressupostos teóricos esse trabalho procurou identificar as ideias dos professores de Biologia do município de Piracicaba e dos alunos concluintes de um Curso de Ciências Biológicas do município sobre educação ambiental e entender como a universidade contribui para formação desses professores em relação à essa temática. Os resultados indicam que o professor de Biologia ainda necessita de uma formação mais crítica em relação à educação ambiental, e que, numa perspectiva complexa, essa formação necessita ser tratada de forma mais rigorosa no Curso de Biologia pesquisado para que os profissionais formados possam atuar efetivamente na formação cidadã para uma sociedade mais sustentável.
Palavras Chave
Educação Ambiental; Formação de Professores; Complexidade.

Classificações

Nível escolar
Ensino Médio, Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Professor, Características do Aluno