A Botânica e seu ensino: história, concepções e currículo

Título
A Botânica e seu ensino: história, concepções e currículo
Autor
Roque Ismael da Costa Güllich
Orientação
Maria Cristina Pansera-De-Araújo
Instituição
UNIJUI
Grau de Titulação
Mestrado
Unidade / Setor
Departamento de Pedagogia
Ano
2003
Cidade / UF
Ijuí/RS
Dependência Administrativa:
Privada
Resumo
Essa dissertação de mestrado tem como tema: "A Botânica e seu ensino: história, concepções e currículo", e procurou compreender o Ensino da Botânica através da Sociedade Botânica do Brasil. Dessa forma pesquisei a história da botânica enquanto saber da Ciência Biológica, as concepções de ensino, o currículo de botânica expresso pela SBB, e as formas de ensinar e aprender produzidas de 1982 até 2001. A pesquisa documental, numa abordagem qualitativa, serviu de método neste estudo e a análise de conteúdo do discurso presentes nos resumos possibilitou a compreensão da Botânica enquanto ensino e currículo. Durante a investigação foram analisados os resumos dos trabalhos apresentados na Sessão de Ensino da SBB de 1982 até 2001 e a trajetória histórica da SBB enquanto instituição científica que se preocupa com o ensino. A dimensão histórica da Botânica ao longo de sua constituição produziu significados que deram um curso específico a este saber enquanto Ciência. Este entendimento facilitou a leitura do currículo de Botânica e a das concepções de ensino que ele perpassam. Os modos de ensinar e aprender produzidos no âmbito da Sessão de Ensino da SBB vem modificando a forma de fazer e pensar a Ciência e servem de espaço-tempo de produção de sentidos e significados para a educação brasileira, em especial para as Licenciaturas em Ciências Biológicas.
Palavras Chave
ensino de botânica, currículo, história da botânica

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Currículos e Programas