Representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas e Educação Física da UFMT, sobre o futuro do trabalho docente: um estudo sobre razões para ser professor, atividades docentes atuais e futuras e do que dependerá o trabalho do professor.

Título
Representações sociais de licenciandos em Ciências Biológicas e Educação Física da UFMT, sobre o futuro do trabalho docente: um estudo sobre razões para ser professor, atividades docentes atuais e futuras e do que dependerá o trabalho do professor.
Autor
Fabiula Aparecida Bento Guth
Orientação
Eugenia Coelho Paredes
Instituição
UFMT
Grau de Titulação
Mestrado
Ano
2008
Cidade / UF
Cuiabá/MT
Dependência Administrativa:
Federal
Resumo
Este trabalho apresenta dados de pesquisa produzida entre 2006 e 2007, e teve por objetivo conhecer e analisar o conteúdo e a estrutura das representações sociais (RS) que dois grupos de licenciandos da UFMT, do campus de Cuiabá partilham a respeito das perspectivas de futuro do trabalho docente. Com este propósito, foram aplicados quatro motes indutores, que inquiriram sobre: razões para ser professor; atividades docentes nos dias atuais; atividades docentes no futuro e do que dependerá o trabalho do professor no futuro. Optou-se pela Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici, bem como a Teoria do Núcleo Central, de Jean-Claude Abric, e colaboradores, para realizar a leitura dos dados. Definiu-se a delimitação de duas amostras, denominadas como Grupo A e Grupo B. A parcela referente ao Grupo A, foi composta por 1574 alunos dos 12 cursos de licenciaturas da Universidade. O Grupo B, corresponde aos 304 discentes contatados nos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física. Utilizou-se da técnica de Associação livre de palavras (ALP), em que foram solicitadas cinco palavras como resposta. O conteúdo recolhido foi submetido a tratamento estatístico com o uso do software EVOC. Os dados censitários foram organizados com o auxílio do programa SPSS. Nesta investigação, o quantitativo equivalente a 52,54% da amostra total de alunos declarou-se decidido favoravelmente ao exercício da docência. Com isso, expressaram que, a despeito das carências no âmbito estrutural, salarial e formativo alegadas por eles próprios, pretendem seguir o curso para o qual irão se graduar. Referentes às razões para ser professor, notou-se que o Núcleo Central (NC) de ambos os grupos foram constituídos pelos vocábulos ensinar, conhecimento, aprendizagem e prazer. Assim, destacaram que suas motivações estão fundamentadas nas Práticas docentes, nas Características pessoais e no Bem-estar existentes no exercício profissional. Sobre o quesito acerca das atividades docentes, viu-se que nos dias de hoje, as RS estão fundamentadas nas funções de ensinar e planejar, bem como na busca pela capacitação. A atividade de ensino é o sustentáculo do trabalho docente, independentemente se questionado o presente ou o futuro. Contudo, para o porvir os alunos projetam um cenário em que esta função primordial será complementada pelas práticas de orientação e pesquisa. Além disso, configuraram um panorama em que a presença dos recursos informáticos deterá uma participação maior da prática magisterial do que em relação ao dias de hoje. Acerca do questionamento que indagou do que dependerá o trabalho docente no futuro, os licenciandos de ambos os grupos trataram das carências do trabalho docente quanto aos aspectos estruturais, econômicos e da participação estatal por meio das políticas públicas. Quanto ao perfil do professor, configuram-no como um profissional conectado com os recursos da informática sob as mais diversas manifestações no contexto do trabalho magisterial. Percebe-se que é consensual a crítica à realidade salarial dos professores, e a reivindicação por melhorias. Além disso, sinalizam a importância da interferência governamental por meio da aplicação de recursos, de condições tecnológicas, bem como de um profissional dotado de saber competente para exercer este trabalho.
Palavras Chave
Educação, trabalho docente, licenciandos.

Classificações

Nível escolar
Ensino Superior
Área do conteudo
Biologia
Foco Temático
Características do Aluno